X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogs


Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogsAo participar em painéis com blogueiros uma coisa que sempre noto é que muitos deles até possuem uma estratégia bem delineada quanto ao desenvolvimento do blog em si, como produção de texto, organização dos conteúdos e agendamento de posts. Porém um fator que não é tão difícil observar é a falta de investimento em redes sociais. Investimento, aqui, não relacionado com valores financeiros, mas sim em elaborar uma estratégia de atuação nesses canais.

Cada mídia social requer sua própria desenvoltura, com peculiaridades que só descobrimos depois de, literalmente, utilizá-las por um grande período. Obviamente que existem as boas práticas, aquelas ações que causam um maior impacto e que já foram traçadas por agências, profissionais ou até mesmo pesquisadores do tema. Entretanto, qual é a estratégia ideal para o seu blog? Abaixo listamos alguns fatores que um blogueiro pode colocar em prática e gerar mais visibilidade, impacto e, principalmente, audiência.

1. Deixe suas redes sociais visíveis em seu blog

Não só widgets contendo os ícones dos seus canais sociais, mas o blog deve contar com fácil acesso para o compartilhamento do conteúdo. Logicamente que, antes de tudo, o conteúdo deve ser “compartilhável”, ou seja, que contenha algo que instigue o leitor a passá-lo adiante. Nesse ponto, os botões de compartilhamento devem estar sempre à mostra, facilitando a vida do usuário.

Você precisa deixar claro que o seu blog mantém presença oficial em algumas redes sociais, “convidando” o leitor a conhecer esses canais e, logicamente, oferecendo motivos para que esse leitor também o siga nesses outros ambientes. A principal dica é ter conteúdo próprio em cada um dos canais, pois ainda vale a máxima de que compartilhar o mesmo conteúdo em diversos canais não é estratégia, é preguiça.

2. Crie estratégias próprias para o Twitter

O Twitter pode seu usado como um canal para divulgar informações rápidas ou para publicar conteúdo informativo como noticias. Acontece que o Twitter jamais deve ficar sem atualização e deve contar com uma personalidade própria. No caso do @midia8 nós divulgamos, em grande parte do tempo, notícias e conteúdo informativo de outros sites e blogs. O conteúdo do blog é compartilhado na rede em um número muito inferior, transformando-se mais em uma plataforma de serviço do que um local de jabá.

O tempo de publicação também deve ser algo estipulado por você, assim como o uso de hashtag, edição dos tweets e posicionamento que o blog terá nesses ambientes, como uma postura mais informal ou mais formal. Lembre-se que seguidores só irão aparecer caso o seu conteúdo ali compartilhado seja atraente. Se for o mesmo postado no blog ou no Facebook, por que segui-lo no Twitter?

3. O conteúdo do Facebook deve ser muito bem elaborado

Um dos principais fatores que percebemos ao investirmos um maior tempo na produção e no compartilhamento de conteúdo no Facebook é o uso abuso de imagens, texto e links. Procuramos oferecer aos nossos leitores algo além do conteúdo do blog e dos drops do Twitter. Pesquisamos assuntos que possam chamar mais a atenção, escolhemos uma imagem chamativa, elaboramos um texto curto e inserimos um link.

A ideia é dar uma notícia mais contextualizada do que aquela inserida no Twitter, pois facilmente você perde uma publicação de uma marca no Twitter, mas quase sempre acaba atingido por uma imagem compartilhada pelos seus amigos no Facebook (por isso a importância de se escolher uma imagem atraente). A identidade de cada canal utilizado deve ser bem delineada, formando uma espécie de estratégia 360, envolver o seu leitor em diversos ambientes e cenários.

Há ainda canais como YouTube, Pinterest ou Tumblr que podem ser usados para gerar branding ou mesmo acesso para o blog. Porém só com o uso massivo dessas redes sociais é que você irá ter noção se vale a pena ou não estar inserido nesses canais. Caso o seu blog não produzida material em vídeo, por exemplo, apenas replicar material nesse local pode ser redundante demais, um erro que nós cometemos (por isso há um planejamento para a produção de vídeo para o segundo semestre).

Tumblr e Pinterest também são redes muito segmentadas e variáveis conforme o seu ramo de atuação. O que vale é criar e desenvolver de forma efetiva uma linha de atuação para que o sue blog tenha presença em diversos canais e com diversos diferenciais, criando um séquito comunicacional muito eficiente.

Você tem alguma dica de atuação em redes sociais para blogs? Compartilhe com a gente!

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot