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Como escrever conteúdo atraente para um tema chato


Se você está se lamentando sobre o tema que precisa escrever, veja essas dicas sobre como escrever conteúdo atraente independente do assunto

Se você está se lamentando achando que o segmento em que você está escrevendo é chato, preste atenção. Este artigo está aqui para dizer que você pode tornar esse conteúdo interessante para o público certo.

O segredo de realizar o trabalho dito como chato é ser chocante com a sua simplicidade. Não sobre a realização de pesquisas de mercado, estilo de escrita, infográficos caros, ou conexões certas.

Tudo isso é muito útil na criação do conteúdo atraente – e pode-se concluir que, em muitas hipóteses, até mesmo necessário – mas a essência de se tornar interessante decorre de um mandamento básico do conteúdo: sempre fazer as perguntas certas.

Malcolm Gladwell consegue mais de 2 milhões de visualizações em um vídeo sobre o molho de espaguete, pedindo respostas a uma pergunta interessante: por que as marcas vendem tantas variedades de molho de tomate, quando eles tem a mesma finalidade?

Vamos dar uma olhada no porque essa abordagem funciona…

Não há tópicos chatos, mas sim produtores de conteúdo emburrados

Como exemplo, vamos escolher um tema realmente chato para ver o que podemos aprender sobre isso.

Que tal xícaras de café? Está chato o suficiente o assunto para você? Tire alguns momentos para explorar as perguntas certas que podem revelar alguns tópicos interessantes:

  • Quem inventou a primeira xícara de café e como ele se inspirou?
  • O que faz com que as pessoas achem que precisam de um copo para café e outro copo para água?
  • Quando é que as vendas de xícaras de café sobem e o que isso pode nos ensinar sobre o comportamento das pessoas?
  • Aonde as xícaras de café são produzidas?
  • Por que nos sentimos atraídos por xícaras com dizeres como “Melhor pai do mundo”?
  • Como é que uma xícara vem da China e isso ainda possibilita o lucro?

Você viu como podemos divagar sobre um mesmo tema?

Não colocamos uma grande quantidade de reflexão nisso tudo, apenas usamos o clássico “quem”, “o que”, “quando”, “onde”, “porque” e “como” e refletimos no que poderiam tornar esses tópicos interessantes.

Faça o teste. Aplique essa técnica sobre o seu mercado, sobre os assuntos que você produz conteúdo, e veja até onde você pode chegar.

Encontre as perguntas que o público está pedindo

Agora, vamos começar a buscar perguntas em sites como o Quora para descobrir o que as pessoas mais querem saber sobre as xícaras.

Uma pequena busca nos permite saber o que as pessoas querem saber sobre xícaras (ou canecas):

  • Como é possível construir canecas comestíveis?
  • Qual a melhor caneca reutilizável do mercado?
  • Quais são as canecas icônicas da TV?
  • Copos descartáveis e garrafas térmicas fazem mais bem ao meio ambiente do que canecas.

Então, podemos voltar nossa atenção para o Yahoo! Respostas e encontrar mais pessoas que se preocupam com algumas questões:

  • Até onde você pode acelerar sem derramar a caneca?
  • O que posso escrever sobre a minha caneca?
  • Como podemos consertar um chip com uma caneca?
  • Como podemos fazer uma caneca de aço inoxidável?

Estas podem ser histórias incrivelmente banais para você, mas tenha em mente, pessoas reais estão realmente fazendo essas perguntas em público.

Se eles estão perdendo tempo procurando respostas para essas perguntas, por que não investir um tanto de tempo respondendo isso em seu próprio site?

Alguns resultados mais tarde

Nós encontramos algumas dezenas de ideias sobre xícaras e canecas apenas nos limitando ao produto: a xícara.

Em momento algum pensamos em um tema mais amplo, como o café em si, a porcelana, ou o processo de cozimento do material que se transforma em caneca.

Mas, nós ainda temos os fóruns, as mídias sociais, e outros pontos de encontro nos resultados dos buscadores para pesquisar quais tipos de pergunta as pessoas estão fazendo sobre o assunto.

18 lanches de micro-ondas que podemos fazer em uma caneca: a prova de que todo assunto pode ser chato ou atraente.

18 lanches de micro-ondas que podemos fazer em uma caneca: a prova de que todo assunto pode ser chato ou atraente.

Aproveite os estudos e pesquisas

Nós acabamos de compartilhar um exemplo hipotético, mas ninguém está realmente querendo falar sério e ter visualizações com um termo como o café, não é mesmo?

Não. Vamos dar olhada em um artigo que viralizou que faz algumas perguntas certas sobre o café, um recente artigo do BuzzFeed, “18 Microwave Snacks You Can Cook In A Mug”, ou 18 lanches de micro-ondas que podemos fazer em uma caneca.

Ele conta com mais de 250 mil visualizações, 42 mil curtidas, mais de 1 mil tweets e 980 compartilhamentos por e-mail. Sem dúvida ele começou com uma pequena pergunta interessante sobre canecas.

Conselhos de relacionamento versus Osama Bin Laden

Agora vamos esquecer por um momento o assunto das xícaras e canecas e vamos até o The Huffington Post, um dos blogs mais lidos de toda a internet.

Seu post mais popular de todos os tempos foi compartilhado por e-mail mais de 18 mil vezes, as curtidas no Facebook superam 253 mil e os tweets, mais de 3 mil.

Certamente, estamos falando sobre a notícia da morte de Osama Bin Laden, ou algo tão chocante quanto isso, não é mesmo?

Não, não é verdade. Estamos falando do “Why You’re Not Married”, isso mesmo, Por que você não está casado. Um artigo opinativo feito para responder uma pergunta de relacionamento que muitos estão se perguntando.

Nada de furos ou notícias de última hora. Nada de pesquisas ou experimentos científicos para apoiar. Só uma pergunta direta, e uma resposta satisfatória.

A matéria mais lida do Huffington Post: nenhuma notícia que mudou o mundo, mas uma resposta diferente a uma pergunta.

A matéria mais lida do Huffington Post: nenhuma notícia que mudou o mundo, mas uma resposta diferente a uma pergunta.

Ferramentas de brainstorming para ajudar você a encontrar seu conteúdo

Se você está com dificuldades para chegar a clientes que lhe interessam, aqui estão algumas ferramentas e técnicas para ajuda-lo:

  • Use o gerador de palavras aleatórias para ajudar a curar a sua falta de inspiração.
  • Liste tudo que vem à sua mente. Não filtre.
  • Você não está fazendo o trabalho direito, a não ser que algumas das perguntas que você faça soem como completamente absurdas.
  • Pesquisas apontam que a sua criatividade é reforçada quando você pensa sobre contradições e paradoxos.

A campanha de conteúdo de sucesso começa com uma sessão de brainstorming simples e um apetite para fazer perguntas interessantes. Se a pergunta parece ser interessante para você, provavelmente será para outra pessoa.

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Este artigo foi adaptado do original, “How to Write Interesting Content for a ‘Boring’ Topic”, do Copyblogger.

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