X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como fazer a gestão financeira da sua empresa


O superintendente Nacional de Micro e Pequena Empresa da Caixa Econômica Federal, Dário Araújo, dá dicas de como administrar as finanças de uma empresa. Segundo ele,“pode-se definir como planejamento estratégico como sendo a junção dos planejamentos operacionais e financeiros. Depois do planejamento, vêm as fases de execução e controle do negócio com acompanhamento dos resultados versus os planejados.” As dicas foram publicadas no Blog Empreendedores.

Para o empreendedor se posicionar no mercado e conseguindo ter seus produtos e serviços reconhecidos pelos consumidores, deve atentara para as seguintes questões:

Departamento Operacional

Esse departamento é responsável pela gestão do negócio em relação aos produtos. Aqui é necessário avaliar as oportunidades de mercado e clientes potenciais. Selecionar insumos, matérias-primas, fornecedores e empregados que atendam às condições para realizar a produção, vendas, entregas nas condições negociadas e manter relacionamento com os clientes para futuros negócios são tão importantes quanto cuidar do processo de compra, conservação – no caso de comida, processamento, e estocagem.

Operacional: perguntas que todo empreendedor deve se fazer

– Qual a demanda esperada e a capacidade/interesse da empresa em atender no curto, médio e longo prazo em quantidade de vendas (kg) – respectivamente no 1º ano, 2º e 3º em diante?

– Quais as metas de venda, produção e entrega por semana/mês para atingir os objetivos?

“Respostas a essas perguntas requerem estudos de mercado quanto a fornecedores, consumidores, matérias-primas, sazonalidades, domínio pelo empreendedor do processo produtivo e outras afins que vão compor o chamado planejamento operacional da empresa”, diz Araújo.

Departamento Financeiro

É o departamento responsável pelo dinheiro do empreendimento. Ele define a composição das fontes de financiamento entre recursos próprios, fornecedores e bancos. Alocar os recursos próprios, negociar com fornecedores e bancos condições, tais como volumes de crédito, prazos e formas de pagamento e orientar as condições de compra e venda, como volumes de contas a pagar e receber, prazos e formas de pagamento/recebimento.

Para qualquer empresa funcionar, é necessário avaliar os dois recursos financeiros:

capital de investimento, que significa montar a estrutura física com máquinas e equipamentos; e capital de giro, que é como o empreendedor garante o fluxo de caixa para manter as despesas de curto prazo enquanto aguarda as entradas de receitas.

Financeiro: perguntas que todo empreendedor deve ser fazer

– Considerando os custos e receitas esperadas em função dos objetivos de curto, médio e longo prazos em volumes financeiros – respectivamente no 1º ano, 2º e 3º em diante – o empreendimento é viável?

– A realização da metas de produção e venda por semana/mês gera receitas suficientes para saldar os compromissos com fornecedores/bancos nos prazos acordados e margem de lucro adequada ao negócio?

“Nesse caso, as respostas dependem de estudos financeiros que incluem definição de custos de produção, preços de venda, orçamentos de receitas e despesas, contas a pagar e a receber, necessidade de capital de giro, fluxo de caixa, remuneração do empreendedor e outros integrantes do planejamento financeiro da empresa”, explica Araújo.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot