X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como fazer um plano de negócios para o futuro?


plano de negócio

*Por Camila Lam – Exame.com

Como fazer um plano de negócios para o futuro, se ainda não comecei a empresa?

Respondido por Eduardo Vilas Boas, especialista em plano de negócio

Elaborar um plano de negócios é um exercício de previsão do futuro. Essa é uma tarefa bastante complexa de ser realizada visto que o futuro é imprevisível. De qualquer forma, o planejamento é necessário para fazer com que a empresa tenha uma direção a seguir.

O primeiro passo para realizar as projeções futuras é descobrir como estará o mercado, ou seja, como o setor que a empresa pretende atuar irá se comportar no futuro, quais são as suas projeções e o que pode influenciar no crescimento ou na diminuição desse mercado.

Também é preciso olhar os concorrentes e como eles podem reagir às futuras demandas. É importante destacar que a previsão do mercado é realizada sem levar em conta o impacto que sua empresa poderá ter no mercado quando vir a existir.

Após entender a situação prevista para o mercado, o empreendedor deve fazer as projeções para sua empresa e definir suas estratégias. Como a empresa irá agir para atingir os objetivos que o empreendedor irá elaborar. Para esse exercício, o pequeno empresário deve identificar a oportunidade que pretende explorar e o que é necessário em todas as áreas da empresa a ser criada.

Neste momento, o empreendedor pode simular diferente estratégias que poderá tomar e identificar a que lhe parece a melhor possível para explorar a oportunidade. Aliás, essa é uma das importantes funções do plano de negócios, permitir que o empresário analise a melhor estratégia a ser seguida, de modo que não tome as estratégias erradas por desconhecimento do que pode vir a ocorrer.

É importante ressaltar que o próprio plano serve como um direcionamento para a empresa, mas não precisa ser seguido à risca. Para negócios muito inovadores, o plano precisa ir sendo adaptado a partir de ações que emergem e de novas oportunidades que surgem e podem ser exploradas.

O plano de negócios é uma ferramenta importante para o empreendedor e que deve ser utilizada sempre. Embora prever o futuro com 100% de precisão seja impossível, o exercício de imaginar a empresa neste cenário e de definir uma estratégia geral para ser seguida irá ajudar e muito o empreendedor em sua nova empreitada.

Eduardo Vilas Boas é empreendedor, doutor em administração de empresas pela FEA/USP, sócio da Empreende e criador do site Empreende.vc.

O post Como fazer um plano de negócios para o futuro? apareceu primeiro em Startupi.

daacc zPuwB gWKBQ

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot