X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como funciona o exoesqueleto criado pelo neurocientista Miguel Nicolelis?


O cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que promete colocar uma pessoa para voltar a andar na abertura da Copa do Mundo, usou um exoesqueleto para cumprir a meta. E foi duro.

Depois de ter elaborado e construído a estrutura robótica, ele ensinou oito paraplégicos, com idades entre 20 e 40 anos, a operar o exoesqueleto. Apenas um deles deve participar da cerimônia. O treinamento é parte fundamental do processo porque não basta colocar o exoesqueleto e voltar a andar. É preciso que o cérebro entenda que esse esqueleto externo, na tradução literal, precisa se tornar parte do corpo dos pacientes.

Os pacientes usarão uma touca sobre a cabeça. Ela terá 32 eletrodos instalados sobre o couro cabeludo e funcionará com uma tecnologia chamada eletroencefalogrofia (EEG), que permite ler sinais do cérebro sem precisar colocar sensores dentro do crânio. Ela vai ler os comandos enviados pela mente do paciente e enviar para um computador disposto nas costas do exoesqueleto.

Em seguida, o computador vai traduzir esses sinais em ordens executadas pelo robô. Quando a pessoa mandar o robô andar, ele anda. Tudo é feito com a força do pensamento, lido pela touca, decifrado pelo computador e executado pelos membros mecânicos. Tudo isso já foi testado antes de partidas do Campeonato Paulista deste ano, para checar possíveis interferências de antenas de TV e celulares.

O toque de mestre está nos sensores colocados nos pés da pessoa, como se fossem uma pele artificial. Após o acidente, elas nunca mais sentiram o chão embaixo delas. Com esses sensores, elas voltarão a sentir. Os sensores captam peso, pressão, velocidade e temperatura da pisada e enviam o sinal para eletrodos no braço do paciente. Todo esse conjunto pesa apenas 70 quilos e é movido por uma bateria que dura até duas horas.

Vamos ver isso tudo em ação em breve. Muito em breve – mais exatamente na quinta-feira, dia 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo. Uma pessoa não apenas voltará a sentir o chão embaixo dos seus pés. Fará isso para o mundo inteiro ver, e ainda dará o pontapé inicial do evento. Um golaço da ciência brasileira – vamos agora torcer para que não seja um lance isolado, e sim o primeiro de uma goleada.

O post Como funciona o exoesqueleto criado pelo neurocientista Miguel Nicolelis? apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ae HhohkWwzmY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot