X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como o Japão está ficando para trás no mundo da tecnologia


Há algo de muito errado com as gigantes japonesas. A Sony está sangrando dinheiro há quatro anos. A Panasonic teve o maior prejuízo da história da empresa. A Sharp anda mal das pernas. O que acontece? O Wall Street Journal explica.

Em uma ótima reportagem, o WSJ analisa a queda das três empresas, que tiveram um prejuízo somado de US$20 bilhões no último ano.

A história da Sony, a gente já conhece: a empresa perdeu diversas oportunidades de sair na frente. Ela demorou em reagir a tendências como música digital, software fácil de usar e até internet. Falamos sobre o assunto aqui.

E nós já analisamos como a Sony perdeu o jeito: a empresa perdeu o foco, lançando inúmeras opções semelhantes de produtos, e se perdendo em guerras de formatos proprietários.

A Sony cometeu tantos erros por se focar no produto, em vez do consumidor – e a Panasonic fez a mesma coisa. Do WSJ:

“Empresas japonesas estavam confiantes demais em nossa tecnologia e habilidade em fabricar produtos. Nós perdemos a visão dos produtos na perspectiva do consumidor”, disse o presidente da Panasonic, Kazuhiro Tsuga, em uma conferência à imprensa em junho…

É possível ir mais fundo na explicação. Há um motivo que permeia o sucesso das gigantes japonesas no passado, e explica seus problemas no presente. Segundo o WSJ, é o monozukuri:

A fraqueza atual do Japão está enraizada em sua força tradicional: uma fixação com o “monozukuri”, ou a arte de fazer coisas, focada em avanços de hardware.

Este conceito, motivo de orgulho nacional, levou as empresas de eletrônicos no Japão a criarem o produto que fosse “o mais fino do mundo”, ou “o menor do mundo”, ou que tivesse outros avanços incrementais – enquanto perdiam o foco em fatores que realmente importavam para as pessoas, como design e facilidade de uso.

Enquanto o Japão se enfraquece, outro país aos poucos toma a liderança: a Coreia do Sul. Enquanto as japonesas se perderam em posicionar o OLED no mercado, a Samsung se tornou a líder em telas (AM)OLED para smartphones. A Panasonic compra painéis 3D passivos da coreana LG, em vez de usar tecnologia própria.

Cansada de perder oportunidades, a Sony decidiu que agora é melhor deixar a concorrência ficar na dianteira:

Depois de anos de chances perdidas, a Sony oficialmente mudou os planos, decidindo recentemente que faz mais sentido deixar a Samsung e outras tomarem a liderança em desenvolver inovações.

Apesar de todo o esforço em desenvolver tecnologias inovadoras antes dos outros, executivos da Sony concluíram que isso apenas criava um alvo para concorrentes seguirem, e potencialmente copiarem a um custo menor.

“Quem corre em primeiro lugar tem que lidar com o vento – às vezes, é mais fácil correr atrás”, disse Tadashi Saito, que assumiu em abril o cargo de chefe de estratégia.

As gigantes japonesas estão enfraquecidas, e não podem se arriscar como no passado. É uma pena, e ao mesmo tempo uma história fascinante, que você confere aqui: [Wall Street Journal]

Foto por Canolais/Flickr

a di
a FPQNi S Cw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot