X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como organizar o seu dia para produzir mais


Ouça este post ou faça download do áudio

Não é surpresa para ninguém que além do trabalho como escritor, programador, web designer e líder de projeto aqui no Insistimento eu também administro uma empresa de marketing digital. Ambos os trabalhos tomam bastante da minha energia porque são focados na internet. Tenho que escrever conteúdo para dois blogs, produzir vídeos para dois canais do YouTube, meter a mão no código na Loja do Insistidor, atacar de web designer de vez em quando e ainda administrar uma empresa com clientes que também trabalham com internet e vivem no mesmo corre-corre, que qualquer projeto de internet vive hoje com tanta coisa mudando a todo momento. Já disse em outro post épico que empreendedor tem bicho-carpinteiro na cabeça e pior, quando junta com outros empreendedores é trabalho atrás de trabalho. Como dar conta disso tudo? Como, ainda assim, manter dois negócios crescendo, cuidar da família, viajar pra lá e pra cá, conhecer gente nova e fazer reuniões sem sucumbir aos problemas do estresse? Vamos ver como organizo o meu dia para entregar mais e mais do meu trabalho.

DELEGUE PRIMEIRO
Todos os dias de manhã, ao abrir a sua caixa postal, procure primeiro pelas tarefas que você pode delegar. Depois vá àquelas que você pode passar “a bola para o lado de lá“. Se as tarefas que recebeu podem ser feitas por outra pessoa da sua equipe, delegue-as, mas delegue-as bem. Envie todas as informações necessárias para concluir a tarefa, fazendo que ela não volte para a sua caixa postal. Se por outro lado, você recebeu e-mails com assuntos mal definidos dos seus clientes ou perguntas superficiais, indague-os mais profundamente sobre o que eles querem, respondendo-os com um e-mail simples e conciso. Isso já limpa bastante a caixa postal.

NÃO DEIXE NINGUÉM ESPERANDO POR VOCÊ
Se está “segurando a bola” com trabalho que outras pessoas estão esperando que você acabe, para que elas possam dar seguimento às suas tarefas, concentre-se neles. Se deixar os membros da sua equipe esperando, você acaba perdendo credibilidade com eles e atrapalha a produção de toda a equipe. Pegou a bola? Passou! Nada de ser “fominha”.

APAGUE OS INCÊNDIOS
Não há gerenciamento de tempo no mundo que resolva totalmente os “incêndios” que vez ou outra aparecem nas nossas vidas. Se você for muito bom gerenciando o seu tempo, você conseguirá passar bastante tempo sem ficar “correndo atrás do próprio rabo“. Tem gente que só vive apagando incêndio e passam o maior estresse por conta disso. Salde logo as suas tarefas em débito e mova-se à frente, cuidando para não deixar qualquer risco do incêndio surgir novamente.

CUIDE DAS TAREFAS IMPORTANTES
Tarefas importantes são aquelas que precisam ser feitas e que gerarão algum benefício para a sua vida. Entregar o projeto de um cliente ou ligar para aquele que há tempos você não entrava em contato, é essencial para manter a sua empresa funcionando. Logo, foque nesse tipo de tarefa. Para facilitar, crie uma lista de tarefas semanais e diárias. Desta forma, você vai se conscientizar do que é importante e sabendo como finalizar logo o que tiver que finalizar. É como um vídeo game.

DESLIGUE E-MAIL, YOUTUBE, REDES SOCIAIS, ETC.
Só procrastine depois de cumprir as suas tarefas prioritárias. Sabe aquela coisa de adolescente reclamar que o seu quarto só vive bagunçado, mesmo sabendo que é ele mesmo que bagunça? Pois é, alguns adultos ainda se comportam como adolescentes e não fazem o que precisa ser feito, preferindo ficar de pernas para os ares vendo televisão. Já somos adultos, não é mesmo? Então esqueça o seu e-mail, YouTube e as redes sociais por um momento. Eu também gosto de ver vídeos engraçados, mas uso isso para premiar a minha produtividade.

NÃO GUARDE NADA NA CABEÇA
Nosso cérebro está tão ocupado gerenciando tanta informação atualmente que forçá-lo a guardar números de telefone, lembretes e os compromissos da próxima semana, é pedir para fracassar no gerenciamento do seu tempo. Evite isso. Todo mundo tem hoje um celular que permite salvar compromissos, telefone das pessoas, anotações, endereços, etc. Coloque nele as informações que as pessoas te dão e esqueça isso. Utilize alarmes para te avisar de compromissos e deixe com a máquina a tarefa árdua de lembrá-lo do que precisa ser feito.

RELAXE. NÃO LEVE TUDO TÃO A SÉRIO
Eu sou super sério e comprometido, mas não posso deixar de admitir que tem vezes que as coisas não funcionam. Por exemplo, se amanhã me proponho a começar um novo projeto e logo que acordo, reparo que estou gripado. Putz! O dia já começa todo torto, daí o computador resolve não funcionar direito, a internet sai do ar, aquele cliente não te atende mais, entre outras coisas de um dia chuvoso. Quando isso acontece, o negócio é relaxar. É passar aquele dia vendo tudo de “errado” acontecendo ao seu redor e deixar pra lá. Particularmente, eu tiro o dia para fazer tarefas menos cansativas e relaxar um pouco mais. Ler aquele livro que ainda não acabei de ler ou conversar com quem fazia tempos que não conversava. Fazer o quê né?

POR ÚLTIMO: GERENCIE O SEU CORPO
Depois de comer uma feijoada você não me vai dizer que fica bem disposto para trabalhar, certo? Aprender como funciona o seu organismo é essencial para ter um melhor desempenho no trabalho. Se tenho dores no corpo, dou uma parada, uma caminhada por aí, vou fazer outra coisa e depois volto para o trabalho. Se preciso ter um bom rendimento no meu dia, já começo ele com uma boa vitamina de frutas e cereais, evito gordura e faço alguns exercícios bem simples, nada demais. Também uso bastante água para me hidratar e mantenho-me sempre atento ao que estou pensando, em como está meu organismo, antevendo qualquer mal estar que possa chegar. Os atletas são como máquinas e assim devemos também ser nós empreendedores. Máquinas de trabalho e produção.

Não foi uma lista muito organizada de cuidados que você precisa ter no seu dia a dia para ser mais produtivo, mas senti a necessidade de compartilhar com você as minhas dificuldades diárias, para lhe incentivar a entrar em um ritmo mais eficiente de trabalho e também para saber o que você faz no seu dia, que pode ser útil a outros empreendedores ocupados como nós.

E não confunda movimento com produtividade. Nem sempre quem corre mais, entrega mais.

Gostou deste artigo? Então conecte-se à nós:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

ffab AxQwtKY

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot