X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como reconhecer um mentiroso


bdb lies
Você já deve ter percebido como nosso cotidiano está cheio de mentiras, seja para ganhar um prêmio, conquistar uma promoção ou esconder pequenos deslizes. Não foi por acaso que o filósofo Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) identificou o século 16 com “a arte de mentir”. Em seus estudos, ele notou que as pessoas costumam recompensar aqueles que conseguem descobrir as mentiras dos outros, principalmente quando essas mentiras escondem crimes ou outros atos ilegais.

Saber reconhecer um mentiroso pode ser muito importante na hora de fechar um contrato ou uma parceria e tantas outras situações da vida corporativa. Por isso, a Scientific American se baseou nas pesquisas do professor de sociologia social aplicada Aldert Vrij para criar uma lista com 18 formas de identificar um discurso falso. Veja como afastar esses trapaceiros de você da sua empresa!

– Sem medo. Mentirosos profissionais não têm medo de serem flagrados nem ficam ansiosos ao contar uma história falsa. Em geral, eles dominam a conversa e sempre parecem calmos e confiantes.

– Descontração. Pessoas animadas são sedutoras, distraem o público com mais facilidade e causam um boa impressão, o que ajuda muito na hora de contar uma mentira.

– Adaptação. Se alguém percebe que estão mentindo, eles mudam a história rapidamente para que ele continue fazendo sentido.

– Disfarces. Mentirosos camuflam suas emoções mostrando sentimentos opostos ao que estão sentindo realmente.

– Eloquência. Jogos de palavras e respostas muito longas são estratégias muito usadas por essas pessoas, pois isso lhes dá tempo de pensar em argumentos convincentes.

– Informações obscuras. Respostas como “Eu não me lembro” são armas poderosas em um discurso mentiroso, pois não podem ser checadas.

– Respostas pontuais. Quanto menos detalhes se dão sobre uma informação, mais fácil de que o público não perceba a mentira.

– Boa memória. Para convencer o público, o mentiroso precisa se lembrar de cada detalhe de suas histórias. Assim, ele não será surpreendido com dúvidas.

– Conexão com a verdade. Histórias com detalhes da realidade são mais fáceis de criar e manter do que as completamente inventadas.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot