X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como robôs podem ajudar na luta contra o ebola


A epidemia do ebola já matou 4.546 pessoas na Libéria, Guiné e Serra Leoa, segundo a Reuters. Alguns países africanos, como a Nigéria, estão vencendo a batalha contra o vírus, mas a guerra ainda está longe de terminar. Felizmente, há robôs que podem ajudar.

>>> Por que ainda não temos uma vacina para o ebola

Alguns robôs já foram encaminhados ao hospital dos EUA que trata de pacientes do ebola: ele é responsável por acabar com germes usando luz ultravioleta. Mas em breve, poderemos ter robôs na África agindo com uma abordagem muito mais prática.

Segundo a Computerworld, cientistas querem usar robôs de telepresença para substituir de tudo: intérpretes, veículos que ajudam a entregar remédios, e até mesmo robôs de descontaminação – que podem desinfetar e até mesmo enterrar os falecidos em um cenário mais trágico.

Desenvolver robôs completamente novos leva tempo, algo que os cientistas e os profissionais médicos não têm. Por isso, esta primeira onda de robôs seria uma solução improvisada para, pelo menos, trazer algum alívio para os países que lutam contra a doença.

Taskin Padir, professor assistente de robótica do Instituto Politécnico de Worcester (EUA), detalha algumas das opções:

Uma ideia é usar um robô com rodas e dois pulverizadores para descontaminar equipamentos ou áreas onde a doença foi encontrada… Outra das ideias de Padir é criar um robô de telepresença que poderia ser usado em um hospital de campanha, permitindo a funcionários de saúde ver e interagir com os pacientes a partir de um local remoto. Isso não iria substituir o contato humano direto, mas poderia adicionar outro nível de interação com os pacientes.

Padir vai, junto a muitos outros profissionais, participar de uma teleconferência em 7 de novembro para decidir o que precisa ser feito e como enviar ajuda o mais rápido possível.

O professor Robin Murphy, da universidade Texas A&M, escreveu um livro sobre robôs em situações de desastre e detalha uma série de dificuldades na prestação de cuidados de saúde com a robótica. Por um lado, enterrar pessoas infectadas seria muito mais seguro com o uso de robôs, mas iria de encontro aos costumes de sepultamento locais, e também seria percebido como desumano.

Murphy acredita que há, na verdade, duas questões importantes a responder: o que vamos fazer agora, e o que vamos fazer no futuro. Infelizmente, é tarde demais para desenvolver a robótica avançada para o atual surto de ebola, mas espero que isso ajude os cientistas a se preparar da próxima vez que outro vírus mortal inevitavelmente retorne. [Computerworld via Engadget]

Imagem: vírus ebola atacando a superfície de uma célula por NIAID/Flickr

O post Como robôs podem ajudar na luta contra o ebola apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ba lDIEFLulV c

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot