X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Computadores quânticos ainda não são mais rápidos do que PCs comuns


O D-Wave 2 é um computador quântico cuja fabricante diz ser 3.600 vezes mais rápido que um PC comum. Mas em um novo estudo, cientistas da computação dizem que este não é o caso – ele não é realmente mais rápido. Quem está certo? Curiosamente, ambos: medir a velocidade de um computador quântico é uma questão bem complicada.

Computadores quânticos podem, em tese, ser mais rápidos por aproveitarem uma peculiaridade da mecânica quântica. Enquanto PCs clássicos usam bits 0 ou 1, computadores quânticos usam “qubits” que podem assumir valores 0 e 1 ao mesmo tempo, permitindo-os testar possíveis soluções mais rapidamente.

>>> Mas como é que um computador quântico funciona?

O D-Wave 2 é o segundo computador quântico disponível comercialmente – para quem tem uns US$ 15 milhões na conta bancária, claro. A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais, comprou um deles e o instalou na Universidade do Sul da Califórnia (EUA), onde foi realizado o estudo mais recente sobre sua velocidade. (O Google comprou um também, em parceria com a NASA.)

Por que existem diferentes números sobre a velocidade do D-Wave 2? Porque tudo depende de como ele é testado. O D-Wave 2 foi 3.600 vezes mais rápido ao resolver um problema projetado especificamente para ele resolver. Grosso modo, é como comparar martelos e chaves de fenda quando você está tentando pregar um prego.

Mas, em um estudo publicado na revista Science, o computador quântico disputou com algoritmos otimizados para um PC comum, garantindo uma competição mais justa. E, nesse caso, os cientistas não encontraram nenhuma evidência de “aceleração quântica”.

>>> O que há de errado com a computação quântica

Isso é um problema inerente à computação quântica? Talvez não. A New Scientist explica bem por que este teste em particular pode estar subestimando as habilidades do D-Wave:

Os computadores D-Wave resolvem problemas em um processo semelhante a explorar uma paisagem montanhosa, no qual os pontos mais baixos correspondem à melhor solução. Enquanto um computador comum é forçado a subir e descer as colinas para encontrar os pontos baixos, uma máquina quântica pode “escanear” pontos altos e baixos ao mesmo tempo.

O problema é que muitos testes não desafiam essa máquina o suficiente, levando alguns a sugerir que o D-Wave não apresentou aceleração quântica em alguns testes… não porque ele seja incapaz de proporcionar um melhor desempenho, e sim porque o teste não o forçou o bastante.

É curioso saber que criamos um computador cujas habilidades ainda não sabemos realmente testar. [Science via Wired e New Scientist]

Imagem por D-Wave

O post Computadores quânticos ainda não são mais rápidos do que PCs comuns apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fce cghZTHwjg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot