X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conheça a história e o futuro da computação em evento gratuito da USP


Para comemorar os 40 anos da primeira turma a se formar no Bacharelado em Ciências da Computação, o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) organizou um evento que reúne convidados de peso. Serão cinco dias de palestras, entre hoje (8) e sexta-feira. Eis os destaques.

Antes de tudo, vale notar que o evento é gratuito, mas a faculdade pede que você se inscreva antes de ir: basta clicar neste link e preencher um formulário rápido.

Na terça-feira (9), às 16h30, será a palestra de Jon “Maddog” Hall, um dos expoentes da comunidade de software livre. Ele começou a programar em 1969 e vai contar a história da computação desde seus tempos de estudante até os dias atuais – e claro, ele também vai falar sobre software livre.

Na quarta-feira (10), às 10h, Raphael Camargo vai falar sobre o futuro da computação: as redes neurais. Ele vai explicar seus diferentes tipos, o tipo de processamento que elas fazem, suas limitações e quais os próximos passos para compreender a inteligência humana.

Na sequência, às 11h, Alan M. Durham irá “apresentar algumas das principais áreas de atuação da bioinformática“, que consiste em aplicar técnicas da informática ao estudo da biologia. Durham é membro da diretoria da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacinal (AB3C).

Na quinta-feira (11) às 14h, Diego Aranha – responsável pelo app Você Fiscal, para ficar de olho no resultado das eleições – vai palestrar sobre software livre e segurança eleitoral no Brasil. Aranha participou do segundo Teste Público de Segurança, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2012 para mostrar que a urna eletrônica é segura. Diego conseguiu refazer o sequenciamento dos votos da urna; mesmo assim, ela foi considerada segura pelo TSE.

No mesmo dia, às 17h30, ocorre uma discussão sobre o papel das mulheres na computação. Afinal, a primeira pessoa na história a programar um computador foi uma mulher, Ada Lovelace. A mesa discutirá a dissociação entre mulheres e tecnologia desde então, e o que vem sendo feito para mudar isto.

Estas são apenas algumas sugestões: no total, estão previstas 25 palestras, uma delas por Joe Halpern, renomado cientista da computação que discutirá teoria dos jogos na sexta-feira (12) às 10h. Você pode conferir mais informações sobre cada uma das palestras aqui. O cronograma completo segue abaixo:

 

O IME lembra que essas informações podem sofrer alterações ao longo da semana, então fique de olho na página do Facebook para atualizações.

O evento será realizado no edifício do IME na Cidade Universitária, em São Paulo, no Auditório Jacy Monteiro ou na sala B05 do Bloco B. A faculdade explica neste link como chegar ao local. Você vai? [Encontro BCC]

VI Encontro do BCC-USP
Data/Horário: 8 a 12 de Setembro, das 10h às 18h.
Local: Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária, São Paulo – SP.
Inscrições: através deste link
Valor: Gratuito.

Foto de Jon “maddog” Hall na CISL2014, no Uruguai, por el_nando/Flickr

O post Conheça a história e o futuro da computação em evento gratuito da USP apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ffdea iGtFiWEnyM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot