X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Convergência e alienação (III): fim da história?


TENDÊNCIA Nº 16: VALOR.

The end

Para encerrar, pelo menos por enquanto, essa longa história sobre a nova forma de contar histórias, é preciso levar em consideração o aparelhinho que certamente vai mudar tudo: o computador-prancheta. Ele pode ser um leitor de eBooks, um Kindle, um iPad, um tablet, um netbook ou qualquer coisa bizarra inventada no Japão. Até mesmo um daqueles protótipos que a Microsoft inventa de vez em quando só para mostrar que a experiência do usuário não é a praia deles serve.

ipad MS

Tsk, tudo errado. Nem sei por onde começar. A caneta? Ser dobrável? Ter o pior do computador com o pior do vídeo portátil? Melhor deixar pra lá.

Pouco importa o que digam as campanhas de marketing e os “especialistas” da imprensa, não há motivos para que esses aparelhos sejam simplesmente livros ou vídeos portáteis, quando podem ser muito melhor aproveitados. Como estão conectados, são interativos e intuitivos, eles podem expandir a narrativa ao proporcionar experiências complementares.

AIR

Isso dá o que pensar. Agora que muitos já se acostumaram com o entretenimento multitarefa, fica difícil criar algo interessante a ponto de demandar concentração. Você já viu alguém assistindo um vídeo no laptop , vestindo fones de ouvido enquanto joga um videogame no celular (ou seja, com os ouvidos em uma tarefa e os olhos em outra como se fosse a coisa mais normal do mundo)? Pois isso é só o começo.

Celulares, a propósito, estão entre as próximas tecnologias a serem usadas pelas narrativas transmídia. Suas telas eram pequenas demais para proporcionar uma experiência transparente ou mesmo confortável em entretenimento passivo, por isso nunca foram levados a sério como complementos da TV. Mas quando se sai à rua a história é outra. O ecossistema de dados contextuais proporcionado pelo conjunto de celular + GPS + aplicativos de realidade aumentada + ARGs promete coisa boa nos próximos anos. Se você não leva alguma dessas tecnologias a sério, aguarde: elas ainda estão engatinhando.

gOrelhão

Não é preciso ser mais criativo do que um golden retriever para se perceber como isso pode ser feito. É só ver como isso vem sido feito há tempos, sempre que um personagem fictício habita o mundo real. Que o diga o Museu Sherlock Holmes, localizado no nº 221B da Baker Street.

Essas formas de consumo-fetiche de modus vivendi são comuns. A Star Route, a Revista Caras e até mesmo um roteiro que siga as cenas paradisíacas do Senhor dos Anéis pela Nova Zelândia ou um que siga o caminho do Código da Vinci em Paris são formas de desdobrar a história para novos patamares de experiência. A princípio, tudo isso é muito legal. Mas, como tudo na vida, a transmedia storytelling também tem seu lado obscuro. Viver a vida dos outros ou se enfronhar demais em uma história pode se tornar uma forma de alienação.

O ser humano é, em essência, um control-freak. Boa parte de avanços tecnológicos, como boa parte do estrago que fazemos uns aos outros e ao planeta, vem de uma enorme insatisfação que se tem com o estado das coisas. Para esse tipo de personalidade, a informação customizada e adaptada às preferências particulares parece uma bênção. Não é. Ao mimar o público e permitir a ele o consumo de qualquer tipo de informação, elimina-se o confronto e, com ele, qualquer espécie de aprendizado. Assim, corre-se o risco de fortalecer preconceitos e hábitos, uma vez que é tremendamente confortável nutri-los.

Para se aprender a ouvir boa música é preciso tempo e paciência. Para se desenvolver senso artístico e estético também. Ao permitir o controle sobre a experiência, as tecnologias digitais podem levar a crer que um senso crítico é exercitado, quando o que acontece é exatamente o contrário. Ao enfatizar os desdobramentos da narrativa, em vez de perguntar qual é o aprendizado que resulta dela, algumas perguntas difíceis são evitadas e a história se transforma em um entretenimento vazio, um Doritos mental.

Por essa você não esperava, hem tio Asimov? As máquinas dependem de gente, e gente tem uma preguiiiiiça…

Diz-se que o que amarra todas essas tecnologias é o conforto e a satisfação das necessidades. Mas de que necessidades se fala quando se trata de uma história? Em um mundo que se pode exercitar um controle sem precedentes sobre o que se vê e escuta, é possível evitar conscientemente idéias, sons e imagens com as quais não se concorda ou de que não se gosta. Quanto maior o controle, menos preparado o público está para ser surpreendido. E assim se torna incapaz de aceitar qualquer coisa além de seus hábitos e preconceitos.

Com suas necessidades satisfeitas, o consumidor de cultura é radicalmente e perigosamente mimado, o que encoraja a polarização, radicalização e, naturalmente, a alienação. A antiga “aura” da arte vive agora nos aparelhos tecnológicos. Esse novo ritual em busca do completamente personalizado não é arte. Seu culto desmedido não é religião. É fetiche. E, ao contrário da arte e da religião, que encorajam a transcender a experiência de vida, o fetiche fixa as pessoas obsessivamente a alguns produtos. Nesse processo, as escraviza. Máquinas não fazem promessas nem têm demandas. É o espírito humano (a que a tecnologia está a serviço) que as têm.

trekkie

À medida que o cenário se torna mais complexo, é natural uma busca por maior riqueza de informação, que se manifesta pela demanda por aprendizado. Mas aprender, vale lembrar, não é um verbo intransitivo. O que se procura aprender (e para que finalidade) é o que determina a capacidade de compreensão e trânsito pelo mundo. O fanático por estatísticas de futebol, o nerd que sebe TUDO sobre um filme ou série e aquele que conhece a fundo a vida de alguns atores, alguns executivos ou celebridades em geral é um colecionador, não um erudito. Ele não tem nada de sábio, nem pode transferir as informações adquiridas para outras áreas. É um CDF bitolado sem valor.

Truman

Narrativas complexas demais, sem desdobramentos aplicáveis no cotidiano, desmontam as bases da educação, que é são a inquietude, o confronto e a surpresa. Um sistema fechado, complexo demais para que sua redoma de vidro seja identificável, esfarela a estrutura de valores das fábulas, plastifica a percepção e transforma a descoberta em uma anestesia controlada, inofensiva, desinteressante, pragmática, antisséptica.

No Japão há o fenômeno Otaku, centrado em personagens, action figures, animês e algo maior do que uma simples alienação: é uma total rejeição da sociedade, porque ela contraria os desejos mimados de um usuário/leitor/consumidor domesticado e infantilizado. É uma ferramenta emburrecedora, que remove das pessoas o espírito crítico e a visão global. Já se vê isso nos que ficaram magoadinhos porque Avatar não era de verdade e nos viciados em MMORPGS, vem mais por aí.

O Futuro nem sempre é bom. Hoje podemos estar a caminho de uma desconexão intensa e coletiva. Sempre tive muito mais medo do Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley do que do Big Brother do Orwell. Hoje as duas distopias parecem ter seu pedaço de verdade.

Não há posts relacionado.

cd FaEzhEoYs

Via RSS de Luli Radfahrer

Leia em Luli Radfahrer

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot