X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Coreia do Norte fez um novo teste com bomba nuclear


Isso não é bom. A Coreia do Norte conduziu um teste nuclear. Uma atividade sísmica incomum foi detectada na região. A Coreia do Sul disse ao Conselho de Segurança da ONU que a Coreia do Norte fez um teste nuclear.

A Coreia do Norte confirma o teste e diz que ele foi realizado “com sucesso”. Ele foi feito subterraneamente usando um “dispositivo nuclear em miniatura com grande poder explosivo.” Isso significa que a Coreia do Norte atingiu seu objetivo de criar bombas menores e mais leves mas com alto poder destrutivo.

Um terremoto de magnitude 5.1 foi sentido na Coreia do Norte com o epicentro próximo à área de testes nucleares do país. Isso significa que o terremoto – que não é comum na região – foi causado quando a Coreia do Norte destruiu uma bomba nuclear. Essa é a terceira vez que a Coreia do Norte faz um teste assim – as outras vezes foram em 2006 e 2009. Em 2006, causou um terremoto de magnitude 3.9, enquanto o teste de 2009 balançou a região com magnitude 4.5.

A Organização para o Tratado de Banimento Completo de Testes Nucleares divulgou o seguinte comunicado:

“Hoje nossas estações de monitoramento coletaram evidências de um evento sísmico incomum na República Popular Democrática da Coreia. O Evento mostra características claras de explosão e a localização é congruente com os testes nucleares de 2006 e 2009. Por enquanto, mais dados e análises são necessários para estabelecer qual tipo de evento é esse. Se confirmado um teste nuclear, o ato constitui uma clara ameaça à segurança e paz mundial, e desafia esforços feitos para fortalecer o desarmamento nuclear global e a sua não-proliferação.”

A Reuters diz que o terremoto da Coreia do Norte indica uma explosão de seis a sete kilotons, de acordo com o ministério da defesa da Coreia do Sul. Não é claro o método usado pela Coreia do Norte para fazer esta bomba nuclear. Em testes anteriores, a Coreia do Norte usava plutônio reprocessado para abastecer a bomba, mas em 2010 o país mostrou publicamente seu processo de criar urânio altamente enriquecido.

De acordo com coordenadas do US Geological Survey, o terremoto vai sentido convenientemente próximo a uma estrada que o Google Maps chama de Estrada de Testes Nucleares:

coreiabomba

Uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU será realizada hoje mas é improvável que eles tenham sido pegos de surpresa. A Coreia do Norte ameaça explodir bombas nucleares desde que a ONU penalizou Pyongyang por lançar foguetes para o espaço. No dia 24 de janeiro, a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte disse que eles estavam para realizar um “teste nuclear de alto nível”. E oficiais do governo dos Estados Unidos esperavam um teste “a qualquer momento”. E ele finalmente chegou. [ReutersABC NewsWSJ]

ad JOpUmSBJwQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot