X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Datasexual: o viciado em informação


Datasexual: o viciado em informaçãoDia desses estava navegando e me deparei com um texto muito bem escrito e com um tema interessante: datasexuals. Comecei a pesquisar o assunto e encontrei mais de uma visão sobre o tema, onde alguns afirmam que existem pessoas que realmente sentem atração pelas informações, outros alegaram ser uma questão profunda de behaviorismo e outros ainda dizem ser apenas uma moda passageira, “assim como as mídias sociais”.

Nesse post não vou afirmar nada como verdade absoluta. Gostaria apenas de fomentar uma discussão sobre essa possível tendência e suas vertentes, afinal de contas, um dia todos precisarão de informações o tempo todo, 24/7!

A melhor definição que encontrei para o termo foi a seguinte: pessoas que estão constantemente preocupadas em compartilhar e disseminar informações, pessoais ou não, e o fazem de maneira obsessiva. É praticamente um TOC desenvolvido quando se atinge aquele nível de compartilhamento que chega a ser inconveniente, o famoso “olha o que eu to comendo” ou “indo dormir”.

Paralelamente a esse narcisismo 2.0, notei que há um comportamento semelhante, mas em vez de produzir informação esse outro padrão trabalha com o consumo da informação. Em outras palavras, se por um lado estamos viciados em postar, compartilhar, tirar foto e fazer check-ins, também não conseguimos mais lidar com o ócio, pois tiramos o smartphone do bolso e lemos alguma notícia, ouvimos música ou vemos um vídeo só para evitar aqueles 20 minutinhos na fila do banco…

Será que estamos realmente nos tornando datasexuais e levamos o termo a outro nível? Chegamos ao patamar onde temos o datasexual passivo e o ativo, onde um consome informação para passar tempo por medo de ficar desatualizado ou por neurose pura enquanto o outro usa apps que monitoram o batimento cardíaco, fazem check-ins automáticos toda vez que se conecta a internet pelo smartphone e postagens que controlam suas estatísticas durante o futebol, pois sua chuteira tem um chip e todos esses dados podem se tornar relevantes?

f miCoach F chip

O problema não é floodar a timeline dos amigos ou acabar a bateria do tablet porque escutava música enquanto lia um e-book, mas a dependência que o uso impensado desses recursos pode trazer. Nós já desenvolvemos alguns distúrbios por ansiedade e acho que nossa sociedade moderna pseudo-hipocondríaca não precisa de mais problemas.

Para fechar com chave de ouro, aqui vai um texto que fala como a comunicação digital pode usar essa tendência a seu favor. É o último link que compartilho nesse post. Eu juro!

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot