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David Ogilvy. As lições do pai da publicidade


Veja o que o pai da publicidade, David Ogilvy, pode nos ensinar sobre marketing de conteúdo

Em 1962, a revista Time chamou David Ogilvy de o mais procurado publicitário da indústria da publicidade e propaganda.

Em seus últimos anos como executivo, Ogilvy criou algumas das campanhas mais bem sucedidas e icônicas do mundo, incluindo a legendária “Man in the Hathaway Shirt”, além de esforços notáveis para Schwepps, Rolls Royce, Porto Rico entre outras.

Como profissionais de marketing de conteúdo, podemos aprender muito com o Sr. Ogilvy. Ele era, afinal um dos pioneiros da comunicação e o mestre em vender anúncios que não insultavam a inteligência do consumidor.

Podemos estudar as campanhas publicitárias de sucesso da Ogilvy para aprender a convencer os prospects, influenciadores e criar conteúdo memorável. Mas o pai da propaganda também tem muito a nos ensinar sobre produtividade, pesquisa e ambição.

Vamos dar uma olhada em algumas coisas que David Ogilvy tinha a dizer e ver o que podemos aprender com cada uma delas.

O que podemos aprender sobre conteúdo com o Sr. Ogilvy?

O que podemos aprender sobre conteúdo com o Sr. Ogilvy?

Criatividade no processo criativo

No mundo moderno dos negócios, é inútil ser um criativo ou um pensador original, a menos que você também possa vender aquilo que você cria.

Esperteza não vende produtos e serviços. Pensar em marketing é excelente, mas não apenas por uma questão de ser inteligente ou esperto. Você precisa se conectar com o seu público, construir a confiança na venda dos seus produtos ou serviços, quando você se senta para escrever seu conteúdo.

Não basta criar conteúdo para ganhar fama de inteligente. A criação de conteúdo precisa ser útil, perspicaz ou interessante para seu público alvo.

Grandes ideias vêm do inconsciente. Isso é verdade na arte, na ciência e na publicidade. Mas seu inconsciente tem de ser bem informado, ou sua vida será irrelevante. Encha sua mente consciente com a informação, em seguida, solte seu processo, indo para uma longa caminhada, ou tomar um banho quente, ou beber meio litro de vinho tinto. De repente, se a linha telefônica do seu inconsciente está aberta, há um grande poço de ideia dentro de você.

Eu gosto da ideia de encher a sua mente consciente com a informação. Ogivy sinceramente acreditava em pesquisa, e ele estava sempre preparado antes de se sentar para escrever.

Saiba tudo o que é possível saber sobre o seu tema (e seu público) antes de escrever – e então liberte a sua mente inconsciente e veja o que brota.

Se você tiver toda a investigação, todos os dados, todas as regras, todas as diretrizes – isso não significa que um anúncio está pronto. Então você tem que fechar a porta e escrever alguma coisa – que é o momento da verdade que todos tentamos adiar o mais rápido possível.

O bottom line, a inspiração, vem para aqueles que fazem o trabalho difícil. Todos nós evitamos o momento da verdade em algum grau, e lidar com a resistência e procrastinação faz parte da vida do escritor.

Talento, creio eu, é mais provável de ser encontrado entre os não-conformistas, dissidentes e rebeldes.

Pense diferente. É o que os melhores pensadores costumam fazer.

Sobre as pesquisas

Se você está tentando convencer as pessoas a fazerem algo, ou comprar alguma coisa,  você deve usar a linguagem que eles usam todos os dias, a língua em que eles pensam.

É de vital importância a pesquisa para entender como os consumidores pensam, falam e pesquisam para que possamos usar essa linguagem em nossos títulos, subtítulos, artigos e e-books.

Quanto melhor entendermos nossos leitores e como eles pensam, o melhor que vai ser capaz de se conectar com eles (e persuadi-los).

Publicitários que ignoram a pesquisa são tão perigosos como os generais que ignoram os sinais decodificados do inimigo.

Se você já fez a pesquisa para entender quais são as suas necessidades de audiência (e a linguagem que eles usam), você seria um tolo de ignorar essa informação.

Use-a de toda maneira que puder, e deixe a sua pesquisa moldar suas decisões sobre o seu conteúdo, produtos, e-mail e campanhas em redes sociais.

Nunca pare de testar e sua publicidade nunca vai parar de melhorar.

Nosso mundo online nos da centenas de maneiras para testar a eficácia de nossa mensagem.

Verifique se  você está fazendo uso desses métodos de teste em uma base regular e lembre-se sempre que quanto mais teste, melhor a sua escrita.

Por que escrever

Não trate seus leitores como se estivessem reunidos em um estádio. Quando as pessoas leem o seu conteúdo, eles estão sozinhos. Finja que você está escrevendo a cada um deles uma carta em seu nome.

Às vezes, como escritores, a ideia de tentar se conectar com um grande público é preocupante.

Assim como falar em público é muitas vezes mais intimidador do que falar com alguém 1-a-1, escrever para um grupo pode ser difícil.

Mas o conselho de Ogilvy lembra que, quando cada pessoa lê o seu post, eles estão sozinhos com suas palavras pode ajuda-lo a passar a dominar e permitir que você realmente se conectar com o seu leitor em um nível pessoal.

Sobre personalidade

Não há nenhuma diferença significativa entre os vários tipos de uísque, cigarros ou cerveja. Eles são a mesma coisa. E assim são as misturas para bolo e os detergentes e as margarinas. O fabricante que dedica a sua publicidade para construir a personalidade mais bem definida para a sua marca terá a maior fatia do mercado e o maior lucro.

Você quer que seu produto ou serviço tenha uma proposta única de venda – uma personalidade pública que define quem você é e o que você.

E, como Ogilvy e outros executivos de publicidade nos lembram, quanto mais bem definida que a personalidade mais bem sucedido você será com seu conteúdo.

Ogilvy, títulos e manchetes

Em média, 5 vezes mais pessoas leem o seu conteúdo por conta do seu título. Depois de escrever o seu título, você já fez 80% do trabalho.

Ogilvy nos lembra aqui como os títulos realmente são importante no conteúdo. Certifique-se de aprimorar continuamente suas habilidades de escrita de título para alavancar seu conteúdo.

Nunca use manchetes complicadas ou irrelevantes. As pessoas leem muito rápido para descobrir o que você está tentando dizer.

Os melhores títulos são os mais simples. Lembre-se sempre que, em média, 8 em cada 10 pessoas vai ler apenas o título de seu conteúdo e, apenas 2 vão ler o restante.

Se o seu título é confuso, complicado ou estranho, eles não vão continuar lendo.

A grandeza

Jogue para ganhar, mas divirta-se.

Temos que fazer algo surpreendente a cada dia: criar conteúdo matador para o público que realmente precisa compartilhar.

Vamos nos certificar de que a ambição não impeça o verdadeiro prazer do nosso ofício.

Nunca faça nada de que não se orgulhe.

Nunca faça nada de que não se orgulhe.

O legado de David Ogilvy

O trabalho de Ogilvy contiua a nos inspirar, com suas campanhas de marketing mundialmente famosas.

Mas, algumas das melhores lições de Ogilvy são sobre como ele se aproximou de sua vida criativa e como ele estava destinado para a grandeza, em vez de se contentar em ser o segundo melhor.

Quem são os seus heróis? Quem te inspira a trabalhar mais, sonhar maior e crescer.

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Este artigo foi adaptado do original, “13 Timeless Lessons from the Father of Advertising”, do Copyblogger.

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