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Desafio: de blogger a problogger


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Existem dois tipos de blogueiros: aqueles que curtem ter um blog, atualizar, escrever o que pensam, sem censura de nada nem ninguém e aqueles que possuem todas as características citadas acima e ainda pensam em ganhar dinheiro com isso, ou seja, querem transformar-se em probloggers. Se você pertence ao segundo grupo, talvez possamos te ajudar, uma vez que monetizar um blog não é a coisa mais fácil do mundo. Quem já está na estrada há algum tempo já deve ter percebido que não basta alimentar o blog, tem que encará-lo como business, montar planos e estratégias para que ele dê certo. Além do mais, as coisas não acontecem do dia para a noite, o que pode desmotivar algumas pessoas.

Quando ainda não tratava o assunto como profissional, Darren Rowse, do Problogger.net foi desafiado por sua mulher a transformar o blog em profissão. E o pior: ela lhe deu apenas seis meses. Ele aceitou e se deu bem, os resultados podem ser vistos todos os dias nas páginas do Problogger.net. E você, quer encarar o desafio? Então, confira algumas dicas para ir do blogger ao problogger em seis meses (aqui, você confere as dicas completas):

– Mês 1: desenvolva um plano de monetização. Antes de começar a recriar o site e mexer em layout, deixe claro para si mesmo quais são os objetivos que você quer atingir com o site. Neta etapa, é importante manter o pé no chão e pensar de que maneira seu blog trará dinheiro.

– Mês 2: implementação. Agora que você já sabe o que quer, é a hora de decidir quais produtos colocar no site. Vender produtos e anúncios no blog é uma boa maneira de começar a ganhar dinheiro. Considere fazer parcerias, claro, analisando sempre o custo benefício de cada uma delas.

– Mês 3: faça testes. A melhor maneira de saber o que é melhor para o seu blog é testando. Pense em diferentes layouts e confronte-os. Veja qual cor é mais indicada para os botões e teste os anúncios em lugares diferentes da página.

– Mês 4: analise os resultados. Estamos no meio do desafio e essa é a hora de ver se tudo que já foi feito até agora está no caminho certo. Compare as métricas de audiência e encontre seus erros e acertos. Por exemplo, se você identificar que as pessoas estão entrando no blog, mas não participam nos comentários, isso pode identificar que a parte de SEO do site está boa, mas os internautas não se sentem confortáveis para participar, nem se engajam com o conteúdo.

– Mês 5: refine. Depois de analisar os resultados, é hora de agir de novo. A essa altura, você já sabe o que funciona ou não do ponto de vista financeiro. Reveja sua ação.  Você pode, por exemplo, variar o banner de anúncio de acordo com o dia caso você perceba que determinados produtos são mais procurados em dias específicos.

– Mês 6: otimizar. Chegamos ao final do ciclo. De agora em diante, é acompanhar os resultados e otimizar sempre que possível. Fique de olho nas métricas e imponha-se sempre novos objetivos, de forma que seu blog nunca pare de crescer.

O Edney Souza, mais conhecido como Interney, palestrou na Expo Y sobre como ganhar dinheiro com as mídias sociais e também deu dicas valiosas que poderão te ajudar, veja aqui.

E aí, pronto para o desafio?

 

Via RSS de ResultsON

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