X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Descomplique seu orçamento


Orçamento

O artigo de hoje foi escrito pela autora convidada Jessica Lopes. Jessica é formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos
negócios e escreve no portal Oficina Inovadora

Elaborar um orçamento pode não ser a coisa mais divertida do mundo, mas ainda assim é uma das ferramentas mais poderosas que uma pequena empresa pode ter para atingir o sucesso financeiro. Com as estratégias e metas definidas, o orçamento se encarrega de traduzir o plano em números para que você possa controlá-los ao invés deles controlarem você.

Geralmente o orçamento é realizado para um período de um ano, dividido mensalmente e agrupado por trimestre. De modo geral, um orçamento consiste em levantar receitas e despesas que serão analisadas e revisadas a fim de se obter um parâmetro para o próximo ano de acordo com a estratégia do negócio estabelecida.

A definição da estratégia do negócio é primordial para se elaborar um orçamento capaz de fazer a empresa alcançar seus resultados durante o período.

Orçamento

Trocadilho do dia: Tenha as finanças nas suas mãos

Não seja um perfeccionista 

A maioria das empresas grandes revisam seus próprios orçamentos de 3 a 5 vezes durante o ano corrido. Para empresas pequenas, as variáveis do negócio e a complexidade do mercado podem exigir uma revisão do orçamento, mas altere-o apenas quando for necessário.

O construa de acordo com a realidade e não com o desejo. Funciona da mesma forma quando se começa uma dieta. É muito mais fácil construir um plano do que implementá-lo. O orçamento deverá estar de acordo com a realidade do mercado e com a capacidade do negócio de implementá-lo.

Menos é mais

Não queira detalhar demais o seu orçamento para não dificultar a implementação e a sua possível atualização. Não se prenda aos detalhes, foque no que for importante para os objetivos do negócio.

Apele para o visual 

Construa gráficos e diversifique a apresentação do orçamento para facilitar o entendimento e melhorar a comunicação para os colaboradores.

Como construí-lo

Existem softwares e aplicativos disponíveis para a construção do orçamento da sua empresa, mas você também pode começar a construí-lo manualmente.

Comece com o primeiro mês, estime receitas e levante todos os tipos de custos e despesas possíveis para os planos do próximo ano. Se acaso já houver um histórico, comece estimando o percentual de aumento ou redução para cada item como também a inflação.

Elabore um orçamento que funcione ao seu negócio e sirva de guia para a sua liberdade financeira.

Algumas perguntas, ao serem respondidas, podem ajudar no levantamento das premissas do orçamento:

  • Qual a meta de receitas para o próximo ano?
  • Quantos produtos/serviço serão vendidos?
  • Por quanto serão vendidos?
  • Quanto custará cada produto ou serviço?
  • Quais as despesas necessárias para o objetivo do negócio e a receita estimada? Aluguel, transportes, tecnologia, viagens?
  • Quantos funcionários serão contratados? Quais serão os salários, encargos e benefícios pagos?
  • Quais serviços de terceiros serão contratados?
  • Quais serão os impostos a ser pagos?
  • Quais serão as despesas bancárias? Obterei um empréstimo?

E você já elaborou o orçamento do seu negócio? Compartilhe a sua experiência!

Nota do editor: Um ponto bem importante em relação ao orçamento é a análise do capital de giro necessário, como tratamos no artigo O que é capital de giro e como gerenciá-lo.

Na medida em que você possui um orçamento bem definido, é essencial definir como você fará para garantir que as contas serão pagas em dia e a operação da sua empresa vai funcionar redondinha.

Nessa área, uma boa opção que pode te ajudar é o Capital de Giro do Banco do Brasil. Com ele, o cliente tem crédito para capital de giro com as melhores condições do mercado. E, se pagar a parcela em dia, recebe até 10% dos juros de volta.

Veja mais sobre o Capital de Giro do Banco do Brasil clicando aqui.

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Banco do Brasil. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock

The post Descomplique seu orçamento appeared first on Saia do Lugar.

ff SaiaDoLugar i NGvLiiw Sc yvgUUTkeITE DDqBpKExk

ff NGvLiiw Sc

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot