X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Desligue o botão do foda-se


Desculpe ter adicionado ao título deste artigo uma palavra tão pesada como essa, mas não achei nada melhor que pudesse traduzir o sentimento com que milhares de pessoas, todos os dias, conduzem as suas vidas. Quantas e quantas vezes eu escutei em corredores de empresas, em filas de ônibus, dentro do metrô e até em reuniões este termo? Não consigo nem fazer a conta. É meio que senso comum empurrar a vida com a barriga e ligar o botão do “dane-se”. E quando vem alguém e diz que nós somos os responsáveis por TUDO o que acontece na nossa vida, os que preferem mais o conforto das indecisões, dizem que são loucos os que pensam assim.

Confesso que sou de origem pobre, mas meu coração é nobre foi assim que Deus me fez…
Contentando-se com pouco, ou melhor, com as migalhas da vida, milhares e milhões de pessoas, todos os dias abandonam a busca pela sua felicidade, deixando tudo o que acontece ao seu redor a Deus dará. “Sou pobre”, “Sou coitado”, “Sou incapaz”, “Não tenho oportunidade”, “Sou desempregado”, “Sou falido”, “Sou nada” é a desculpa da maioria das pessoas que não querem tomar decisões. Já está tudo decidido por Deus, pelo Universo, pelo Sistema, pelo Governo, pelo Patrão. “Não tenho o que fazer contra as circunstâncias da minha vida”. “Sou coitado, mas sou nobre”. Quanta bobagem…

Só posso levantar as mãos pro céu, agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu
Minha filha do meio sempre se aborrece quando digo a ela que tudo, tudo, tudo na vida é responsabilidade nossa. Ela passa um “perrengue” danado para entregar os trabalhos da escola no prazo e fica me dizendo: “Mas a culpa é minha que a internet parou? É culpa minha que faltou luz? É culpa minha que a Fulana não fez a parte dela?” Eu sempre respondo a mesma coisa: “É, é e é”. Temos que agradecer a uma única coisa na vida. Agradecer a possibilidade de podermos nos exercitar, através das experiências que obtemos e daquilo que vivenciamos. Existiu o passado e existe o presente, mas nós é que iremos construir o futuro. Se temos que entregar um trabalho na semana que vem, temos que fazer um planejamento diário do que iremos fazer até lá e nos perguntar o que pode dar errado. Além disso, finalizar o trabalho um ou dois dias antes do prazo final para evitar qualquer imprevisto. Sabe o que a maioria dos profissionais fazem: “Ah! Vou ligar o botão do dane-se e deixar a vida me levar. Sexta-feira tá chegando já!”.

Se não tenho tudo que preciso. Com o que tenho, vivo. De mansinho lá vou eu…
O maior ensinamento que eu recebi na vida, é que eu sou totalmente responsável por ela. Não sou responsável pela sua vida, mas pela minha tenho total poder para mudá-la e fazer o que bem entender com ela. Se não tenho tudo o que preciso, corro atrás. Afinal de contas não dá para ligar o botão do dane-se e deixar eu e minha família vivendo desconfortável. Não existe essa de coitado. As possibilidades estão todas aí na rua, basta abrir os olhos, desligar o botão do dane-se e falar para si mesmo: “De agora em diante, tudo, tudo, tudo o que me acontecer, eu me responsabilizo.” Você vai sofrer? Ah! Vai! Mas na vida só aprendemos a andar, depois de cairmos um bocado. É assim e ponto. Nada de andar de mansinho e ficar esperando as coisas caírem do céu, porque do céu só cai chuva mesmo e às vezes granizo pra nos dar uma acordada!

Se a coisa não sai do jeito que eu quero, também não me desespero, o negócio é deixar rolar
Se a coisa não sai do jeito que você queria, é sinal que você foi incompetente. Sim, isso mesmo. Incompetente. Incompetente é não ter competência para fazer alguma atividade. Se você não é competente para gerenciar o seu tempo, vá procurar um livro sobre o tema para ler, um curso ou conversar com alguém mais experiente no assunto. O mesmo vale para vendas, literatura, oratória e todas as outras disciplinas que você imaginar. Admita que se as coisas não saíram do jeito que você queria, era porque você é incompetente e precisa se responsabilizar para começar a não deixar isso acontecer nunca mais. Se você “deixar a coisa rolar”, estará abdicando do seu direito de escolher o próprio caminho. Pra quê então tornar-se um adulto? Pra quê?

E aos trancos e barrancos lá vou eu!
Grande pessoa, profissional e empresário você é se anda aos trancos e barrancos. Acho que faz parte da vida darmos umas cabeçadas na parede para aprender a caminhar para frente, mas continuar assim depois de 20, 30, 40 ou 70 anos é (me desculpe) desperdício de vida. Li algo muito interessante uma vez que dizia: “É melhor pecar pelo excesso de tentar acertar, do que pela incapacidade de se mover“. É melhor que nos castiguemos, tentando pensar em todos os detalhes e sendo super corretos, do que deixarmos as coisas rolando, empurrando a vida com a barriga e ligando o botão do dane-se.

Não pense que eu não errei, mas foi quando resolvi assumir todos os meus erros, que consegui caminhar para frente. Enquanto empurrava a minha vida pessoal e profissional com a barriga, estava como diz a música do Zeca Pagodinho, “deixando a vida me levar“. O barco da vida vai te levar para onde for a correnteza, mas você tem dois remos pra tentar desviar das pedras que aparecerem no seu caminho e fazer o seu barco tomar um curso diferente. Desligue esse botão do dane-se. Largue de bobagem. Nem você ou eu somos mais crianças, para ficarmos levando a vida nessa mesmice de sempre.

Imagine se cada pessoa na sociedade resolvesse amanhã desligar o botão do dane-se. Vamos ter pessoas mudando de profissão. Pessoas conseguindo seu primeiro emprego. Pessoas parando de beber e pessoas abrindo novos negócios e gerando mais emprego. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo em que todos assumem a sua responsabilidade pela sua própria vida.

Vida só tem uma e essa uma é a sua, portanto, cuide dela, pois:

“Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que fez tua rosa tão importante” ~ Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe.

Dedique tempo a sua vida, pois é só ela que você tem.

Músicas da versão em áudio desse post:

Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Marco Zero
Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

bc P atOT

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot