X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Dicas para combater o SEO negativo


Você está sentindo que o desempenho do seu website está caindo? Ele pode estar sendo vítima do SEO negativo. Veja o que fazer

Um dos mais recentes desafios de webmasters e especialistas em SEO tem que enfrentar é o SEO negativo.

O SEO negativo é uma prática antiética em que alguém entra em ação com intenção de ranking gooleerir o posicionamento dos concorrentes nos buscadores.

Um dos exemplos é a compra de diversos links de baixa qualidade apontando para o website concorrente que ajuda a fazê-lo perder resultados nos motores de buscas.

Infelizmente esse tipo de prática está crescendo e, muitas empresas já foram atingidas por esse tipo de problema.

Quem está em risco?

O SEO negativo não é uma preocupação para todo website existente. Obviamente grandes empresas têm seus métodos para combater esse tipo de problema e não têm com o que se preocupar.

Os tipos de websites que correm mais riscos são aqueles criados recentemente e aqueles que ainda não se estabeleceram como autoridade em seu mercado.

Infelizmente, isso significa que a grande maioria dos websites correm algum risco de se tornarem vítimas do SEO negativo. Com isso em mente, todos os webmasters e especialistas em SEO precisam saber como responder a essa prática.

Como saber se seu website corre risco

A primeira coisa que você precisa saber é se você pode estar sendo alvo de uma campanha de SEO negativo ou não.

Isso nem sempre é tão fácil de saber, mas com um pouco de observação é possível ter certeza se o seu website está ou não sendo alvo. Aqui vão algumas pistas:

#1. Rápida perda de ranking

Se o seu website estava nos 5 primeiros resultados de busca em uma palavra chave específica, mas de repente simplesmente desaparece da primeira página, isso pode ser o efeito de SEO negativo.

Isso é especialmente verdadeiro se não houverem outras alterações significativas no seu website, como conteúdo removido e etc.

Você vem presenciando quedas nos rankings dos mecanismos de busca? Isso pode ser um problema.

Você vem presenciando quedas nos rankings dos mecanismos de busca? Isso pode ser um problema.

#2. Alterações nos perfis de backlinks

É extremamente importante ficar de olhos nos perfis de backlinks. Isso é muito fácil de fazer usando o Analytics.

Basta manter o olho em quantos links estão apontando para o seu website e, principalmente, de onde eles estão vindo.

Se o número de links começa a crescer rapidamente, ou existe um número excessivo do mesmo domínio, isso pode ser preocupante.

#3. Palavras chave negativas

Fique de olho nas palavras chave negativas. Se o número crescente dos seus acessos vem delas, isso pode ser um indicador de que alguém está tentando ferir a sua reputação.

#4. Falsos comentários

Se for o caso, cuidado com websites de avaliação e falsos comentários sobre o seu website.

Se as pessoas estão tendo tempo para escrever coisas ruins, eles provavelmente também podem iniciar campanhas negativas contra a sua empresa.

Superando o SEO negativo

Se você chegou à conclusão de que o seu website está sendo alvo de ataques de SEO negativo, certamente vai querer tomar algumas medidas para superar isso.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para ajudar o seu website a se recuperar do SEO negativo. Estes processos são normalmente bastante simples, e podem restaurar o ranking perdido.

Aqui estão algumas ações que você pode tomar.

#1. Google Disavow Tool

Dentro das ferramentas para webmasters do Google há uma opção para negar um link específico de um website.

Essencialmente, isso diz ao Google que o proprietário do website não quer esse link contando a favor ou contra dele no PageRank. Quando usado, a ferramenta pode remover qualquer impacto no ranking da página.

Isso é o que muitos profissionais vão fazer antes mesmo de pensar que são vítimas de um ataque de SEO negativo apenas para ajudar a manter seu perfil limpo.  Mas obviamente, isso também pode negar um link que estava ajudando o website.

Portanto, tome cuidado.

O Google Disavow Tool pode ajudar a desabilitar o peso dos links.

O Google Disavow Tool pode ajudar a desabilitar o peso dos links.

#2. Disavow Domains

Semelhante à ferramenta dos links é possível pedir ao Google para ignorar todos os links de um domínio específico.

Há alguns domínios que são bem conhecidos por serem spammers, por isso a remoção de toda associação de um determinado domínio poder ser uma maneira rápida de proteger um website.

#3. Solicitar remoção de links

Ao invés de ter que usar o Google, muitas vezes é possível ter links removidos pelo próprio site que está mandando o link para você.

Esta é uma ótima opção porque vai ajudar a restaurar seu ranking para todos os buscadores, e não apenas para o Google. No entanto pode ser mais demorada.

Para ter um link removido de um website, basta encontrar o endereço de e-mail do dono do site e enviar a ele um e-mail explicando porque você quer que o link seja retirado.

Mande também a página onde o link se encontra para facilitar a remoção. A maioria dos proprietários irão atender o pedido sem problemas, embora os outros vão simplesmente ignorar o pedido.

#4. Denúncia ao Google (e outros motores)

Todos os motores de buscas têm políticas contra o SEO negativo.

Se todas as opções anteriores falharem, uma queixa oficial pode ser arquivada nos buscadores e eles podem ajudar com um intervenção direta na denúncia.

No entanto, esse deve ser o último recurso, caso contrário, sua queixa será igorada.

#5. SEO positivo

Uma das melhores maneiras de combater o SEO negativo é ter estratégias impecáveis de SEO.

Ter um perfil de qualidade, baixa taxa de rejeição e clientes que voltam para o seu website vai fazer você mostrar aos buscadores que seu website merece ser bem classificado.

___

Este artigo foi adaptado do original, “5 Tips for Battling a Negative SEO Attack on Your Site”, do KunoCreative.

defe yowloop d yIlAUoCzA

defe tLEIXaiBkyQ

Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

Comente este artigo

Populares

Topo