X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Displair, a tela feita com água, é um belo exemplo de vaporware na CES


Há uma fama que a CES jamais perderá: ela serve como o aconchegante lar para empresas mostrarem os tais vaporware — tecnologias que, sabemos bem, provavelmente nunca chegarão ao consumidor comum, ou simplesmente não são viáveis. Isso não impede que elas sejam divertidas, certo? Um bom exemplo é o Displair, uma tela criada com vapor (nunca o termo vaporware se encaixou tão bem, hein) sensível ao toque. E nós jogamos Fruit Ninja nela.

A Displair é uma criação russa não tão recente assim — ela começou a ser criada em 2009, por um russo chamado Maksim Kamanin. O cidadão gostava de estudar o fenômeno e a relação entre miragem e vapor. No início, para provar que a criação não era só espelhos e fumaça, o projeto foi apresentado ao governo russo como uma solução sustentável e prática, à época voltada mais para educação. Hoje, usando um projetor na parte traseira e o aparelho em si para criar uma película de ar, como uma tela translúcida, a Displair consegue exibir imagens e criar uma tela sensível ao toque que pode ser… atravessada. Talvez a melhor forma de explicar seja com imagens. Então veja este vídeo:

Brincar com a Displair é um tanto estranho: como estamos acostumados a chegar a um limite quando encostamos em uma tela (limite conhecido como tela de vidro), atravessá-la é bem diferente. A tela rodava o jogo Fruit Ninja e, naturalmente, tentamos cortar as frutas com a ponta do dedo, até que um simpático russo recomendou que usássemos a mão toda, como um golpe de caratê que cruzava a tela. E realmente ficou mais fácil — e claro que ela reconhece não só a ponta de um dedo, mas qualquer parta de sua mão que você passar por ela. Claro que a precisão é longe do ideal, já que a imagem se movimenta suavemente o tempo todo, mas deu para estourar algumas melancias.

Agora, depois de um investimento de um fundo de capital de mais de US$1 milhão, os russos vieram para a CES tentar emplacar sua cintilante tecnologia. Com um estande pequeno, se acotovelando entre empresas que mais parecem ter saído de uma feira de ciência nos EUA e chineses que invadem Las Vegas, Sergey Sergeev, um dos representantes da marca, espera colocar a Displair no mercado em três anos. Três anos, em termos de tecnologia, costuma significar “num futuro muito distante”. E que suba o vapor.

daebf TyKVVFplk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot