X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

É assim que gadgets antigos são destruídos para ganharem vida nova


O e-lixo é composto por milhões de gadgets quebrados, mortos e obsoletos. Muitas vezes, ele é tóxico (e valioso) demais para ser jogado em uma caçamba de lixo – por isso, ele é reciclado. Visitamos uma unidade de reciclagem de lixo eletrônico em Nova York para ver a vida após a morte da tecnologia.

>>> O que acontece com a tecnologia depois que é descartada
>>> Inferno eletrônico: onde os eletrônicos ocidentais vão para morrer

Na constante luta da humanidade contra a grande quantidade de resíduos que produzimos, surgiu uma nova categoria de lixo. A Hugo Neu Recycling costumava ser a maior recicladora de sucata de metal nos EUA. Agora, eles são especializados em e-lixo – na maior parte proveniente de empresas querendo descartar equipamentos velhos.

Quando nós entramos, dava para sentir o cheiro das placas de circuito. À nossa volta, esteiras transportadoras levavam pilhas de eletrônicos, tanto para trituradores como para separadores. Havia de tudo: discos rígidos, TVs antigas, dispositivos médicos, laptops e impressoras. Muitas impressoras.

Como funciona

Tudo começa com a remoção de materiais perigosos: mercúrio, chumbo e componentes de baterias. Depois, o lixo é jogado em uma correia transportadora, e levado direto para o triturador. Após ser dividido em pedaços, vários mecanismos de triagem separam o lixo em pilhas com base no material. É uma combinação de ímãs e separação por peso.

Mas nenhum destes métodos é perfeito, e mais cedo ou mais tarde cada “fluxo” é analisado por humanos, que veem as peças e retiram as que não se encaixarem no quesito. A reciclagem separa plástico, alumínio, placas de circuito, cobre e materiais ferrosos. Isso é então vendido em grandes quantidades para empresas de reaproveitamento.

cebf ATsnNXIlA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot