X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Em meio a controvérsias, armas taser ganham espaço no Brasil


Em março, o brasileiro Roberto Laudisio Curti foi morto pela polícia australiana após receber choques de taser. Ele era suspeito de assaltar uma loja. A investigação do caso concluiu hoje que Roberto estava imobilizado, mas recebeu pelo menos 14 choques de taser e spray de pimenta no rosto. O uso do taser foi considerado “selvagem e fora de controle“, e os policiais devem receber ação disciplinar.

Enquanto isso, no Brasil, a polícia de 12 Estados receberá tasers e sprays de pimenta para controlar dependentes de crack.

No Rio de Janeiro, o Estado que recebeu mais recursos, serão 250 tasers e 750 sprays de pimenta nas mãos dos policiais, que ainda serão treinados. O objetivo principal é combater as cracolândias, que se multiplicaram após a ocupação de morros na capital.

O uso de tasers é polêmico ao redor do mundo. A Anistia Internacional já se demonstrou contra o abuso da arma menos letal, que matou 500 pessoas nos EUA desde 2001

E na Austrália, onde foi morto o brasileiro, a juíza que investigou o caso pede uma revisão imediata dos critérios para a polícia usar armas de choque.

A polícia brasileira deveria usar tasers para lidar com viciados em crack? A psiquiatra Analice Gigliotti, da Santa Casa do Rio, diz à Folha ser favorável à decisão, por vê-la como uma questão policial. Mas lembra: “em um paciente que já apresenta uma sobrecarga no organismo, em uma crise hipertensiva, [o taser] pode ser letal, e até levar a um ataque cardíaco”. Enquanto isso, outros especialistas defendem um foco maior no tratamento dos usuários – e levar choques não faz parte disso.

Além da questão de saúde, há outro problema: o possível uso indiscriminado pela polícia. Casos de abuso policial envolvendo tasers não são novidade nos EUA. A Secretaria de Segurança do Rio promete que as armas “serão usadas apenas em caso de extrema necessidade” – mas quem vai controlar isto?

O uso de tasers no Brasil não é novidade: foram liberadas 7.730 armas para importação entre 2008 e 2011, segundo o Exército Brasileiro. E já ocorreram mortes após tiros de taser no Brasil: uma em Florianópolis, e outra em Porto Alegre, ambas em março deste ano.

Mas o uso de tasers deve aumentar, e não apenas devido ao programa “Crack, é possível vencer”: a Força Nacional de Segurança estuda usá-los para reforçar a segurança durante a Copa de 2014. À medida que seu uso cresce, a polêmica deve aumentar. Qual a sua opinião?  [Folha]

Foto por Kbiros/Shutterstock

faa di
faa psMNpBkZk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot