X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empreendedora uniu paixão culinária e saúde para oferecer gastronomia vegana


por Carla Kempinski

cc bia

A paixão de Bia Gonzaga por gastro­nomia começou bem cedo. Com ape­nas 11 anos fez sua primeira ousadia culinária: usou pimenta em um bolo de chocolate – e todo mundo gostou. Logo em seguida teve que assumir a co­zinha da família, pois a mãe trabalhava fora e Bia era a mais velha de três irmãs. Com essa liberdade para criar em casa, seus pratos sempre foram experimen­tais. E Bia gosta de dizer que tem uma memória gustativa. “Sempre gostei de ler receitas, mas nunca as segui; combi­no os ingredientes na cabeça e mesmo antes de ir para a panela sei o que vai dar certo.”

Essa aptidão culinária desde a infân­cia foi só o início de uma trajetória gas­tronômica que culminou com o Sushi da Bia, empresa que atende pessoas que estão em busca de uma melhora na saúde através da alimentação ou que estão em transição da dieta vegetariana para a vegana.

Sua caminhada profissional co­meçou aos 20 anos, quando passou a trabalhar com comida japonesa, mais especificamente sushi. Chegou a abrir um sushi bar, mas a sociedade se des­fez. Então ampliou a linha de serviços e passou a oferecer finger foods, petis­cos servidos sem pratos ou garfos, para serem comidos com as mãos. Paralela­mente trabalhou em alguns restauran­tes e hotéis para ganhar experiência e conhecer novas técnicas. Em 2005 começou a faculdade de Gestão Co­mercial e trabalhou com administração e marketing em uma empresa da área, mas sempre mantendo o atendimento aos eventos gastronômicos. A demanda aumentou e ela optou por se dedicar só aos eventos.

O divisor de águas aconteceu quan­do se tornou vegetariana. Bia abriu uma barraquinha na Feira Agroecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, onde todas as quartas-feiras vendia sushi e quitutes orgânicos e veganos até dezembro de 2012. Mas a demanda por eventos e o trabalho de personal chef fizeram tanto sucesso que não lhe deixaram tempo livre para a feira. Agora, com o Sushi da Bia, a chef atende somente por enco­mendas, apresentando uma gastrono­mia saudável baseada na não-utilização de produtos de origem animal. “Minha principal motivação é a divulgação do veganismo, através de uma gastrono­mia saudável e com opções sem glúten, mas com muito sabor e de vanguarda.”

A empresa possui um mix de ser­viços amplo e flexível, e com cardápio variado: gastronomia para eventos, personal chef, cursos e treinamentos presenciais e on-line, e consultoria de cardápio. “Atualmente oito famílias recebem minha visita como personal chef, ficando com o congelador abaste­cido com quitutes saudáveis para duas semanas.”

 

www.facebook.com/sushidabia

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot