X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empreendedora uniu paixão culinária e saúde para oferecer gastronomia vegana


por Carla Kempinski

cc bia

A paixão de Bia Gonzaga por gastro­nomia começou bem cedo. Com ape­nas 11 anos fez sua primeira ousadia culinária: usou pimenta em um bolo de chocolate – e todo mundo gostou. Logo em seguida teve que assumir a co­zinha da família, pois a mãe trabalhava fora e Bia era a mais velha de três irmãs. Com essa liberdade para criar em casa, seus pratos sempre foram experimen­tais. E Bia gosta de dizer que tem uma memória gustativa. “Sempre gostei de ler receitas, mas nunca as segui; combi­no os ingredientes na cabeça e mesmo antes de ir para a panela sei o que vai dar certo.”

Essa aptidão culinária desde a infân­cia foi só o início de uma trajetória gas­tronômica que culminou com o Sushi da Bia, empresa que atende pessoas que estão em busca de uma melhora na saúde através da alimentação ou que estão em transição da dieta vegetariana para a vegana.

Sua caminhada profissional co­meçou aos 20 anos, quando passou a trabalhar com comida japonesa, mais especificamente sushi. Chegou a abrir um sushi bar, mas a sociedade se des­fez. Então ampliou a linha de serviços e passou a oferecer finger foods, petis­cos servidos sem pratos ou garfos, para serem comidos com as mãos. Paralela­mente trabalhou em alguns restauran­tes e hotéis para ganhar experiência e conhecer novas técnicas. Em 2005 começou a faculdade de Gestão Co­mercial e trabalhou com administração e marketing em uma empresa da área, mas sempre mantendo o atendimento aos eventos gastronômicos. A demanda aumentou e ela optou por se dedicar só aos eventos.

O divisor de águas aconteceu quan­do se tornou vegetariana. Bia abriu uma barraquinha na Feira Agroecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, onde todas as quartas-feiras vendia sushi e quitutes orgânicos e veganos até dezembro de 2012. Mas a demanda por eventos e o trabalho de personal chef fizeram tanto sucesso que não lhe deixaram tempo livre para a feira. Agora, com o Sushi da Bia, a chef atende somente por enco­mendas, apresentando uma gastrono­mia saudável baseada na não-utilização de produtos de origem animal. “Minha principal motivação é a divulgação do veganismo, através de uma gastrono­mia saudável e com opções sem glúten, mas com muito sabor e de vanguarda.”

A empresa possui um mix de ser­viços amplo e flexível, e com cardápio variado: gastronomia para eventos, personal chef, cursos e treinamentos presenciais e on-line, e consultoria de cardápio. “Atualmente oito famílias recebem minha visita como personal chef, ficando com o congelador abaste­cido com quitutes saudáveis para duas semanas.”

 

www.facebook.com/sushidabia

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo