X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empresa oferece produtos sustentáveis aproveitando resíduos agrícolas


Tamoios busca se tornar referência no mercado de embalagens e produtos sustentáveis com o desenvolvimento de tecnologias alinhadas ao beneficiamento de materiais naturais

por Ana Paula Meurer

ae capa

Inicialmente residente e agora incuba­da não residente do Centro de Inovação Empreendedorismo e Tecnologia (Cie­tec), a Tamoios Tecnologia e Consultoria (TTC) nasceu com a proposta de ofertar ao mercado produtos sustentáveis a partir do beneficiamento de resíduos agrícolas e urbanos. Desde 2009 a empresa trabalha na pesquisa e efetivação de alternativas para a criação de um material que tenha desempenho semelhante àqueles que contêm petroquímicos. Aposta, no entan­to, em um grande diferencial: a sustenta­bilidade.

A gestora financeira Carolina Guima­rães conta que tudo deslanchou no final de 2008, quando o sócio-diretor Rafael Tannus, até então único funcionário e re­presentante da empresa, teve o seu plano de negócios aprovado pelo Cietec. “Por um ano a Tamoios operou em uma sala restrita de 9 metros quadrados até que seu primeiro edital, Subvenção Econômica da Finep, fosse contemplado e o primeiro projeto fosse fechado”, relembra.

Desde então, o número de parcerias só ampliou, de acordo com Carolina. Além do centro de desenvolvimento de produ­tos na cidade de Itariri, no Vale do Ribeira, em São Paulo, a TTCpossui convênio com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP para aprimoramento e de­senvolvimento de pesquisas na área bio­tecnológica.

A proximidade com a universidade sempre foi algo marcante na sua história e na de seus funcionários. Com a grande maioria dos integrantes graduados e pós-graduados em universidades conceitua­das como USP, Unicamp e UnB, a empresa potencializou o vínculo com as entidades acadêmicas de apoio ao empreendedoris­mo, como as incubadoras.

O constante crescimento faz com que a Tamoios invista e aposte ainda mais em sua equipe, ampliando o seu quadro de funcionários e pesquisadores ano a ano. Atualmente conta com o trabalho e co­laboração de 30 profissionais, entre eles celetistas, prestadores de serviço, esta­giários, bolsistas e consultores. Por meio de diferentes linhas de produção – com­pressão, extrusão e polpa moldada – a Ta­moios mantém sua amplitude produtiva atuando em diferentes segmentos de mer­cado, como o de decoração, paisagismo, embalagens, isolamento acústico e calços técnicos.

Vantagens

Na opinião de Carolina, a Tamoios teve o seu crescimento potencializado graças à proximidade proporcionada pelo Cietec/USP com os alunos, professores e labo­ratórios de pesquisa. “Além do ambiente propício para geração de ideias, ser uma empresa incubada soma-se outras vanta­gens ao currículo, como estrutura física de baixo custo, disponibilização de consulto­rias sobre gestão da inovação, negócios e pessoas, parcerias com entidades vincu­ladas ao Centro, credibilidade externa e aceitabilidade em eventos e congressos e troca de experiências com outros empre­endedores e outras empresas startup”, cita.

Com uma equipe extremamente qua­lificada e arrojada, somada aos recursos concedidos via editais de instituições como Finep e CNPq , a TTCtem investido e dedicado fortemente seu capital físico, financeiro e humano na pesquisa e desen­volvimento de novos produtos e proces­sos.

Até o momento, já foi contemplada com quase R$ 1 milhão em editais para o desenvolvimento de tecnologias alinha­das ao beneficiamento de fibras naturais, sendo que, destes, aproximadamente R$ 800 mil são não reembolsáveis. “Durante o caminho percorrido acreditamos que o grande motor para o crescimento da em­presa foi e tem sido a forma multidiscipli­nar e o caráter inovador com que lidamos com as informações e incertezas inerentes ao negócio.”

Com a vitalidade pulsante de uma jo­vem empresa, somada a um leque de cola­boradores experientes e com a inquietude por novas descobertas, a Tamoios Tecnolo­gia tem a intenção de se tornar referência no mercado de embalagens e produtos sustentáveis. Além da visibilidade e ben­chmarking como empresa sustentável, pretende desenvolver e trazer melhores perspectivas para a população local do Vale do Ribeira, assim como estender o im­pacto positivo do negócio a toda a cadeia produtiva formada em torno da indústria. “Com o apoio político e da comunidade local, pretendemos transformar o Vale do Ribeira em um polo de referência no bene­ficiamento de fibras naturais do Brasil.”

 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot