X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empresários criam tecnologias inéditas e ganham mercado


Desenvolvimento de soluções inovadoras por pequenos negócios tem recebido apoio do Sebrae e da Petrobras

O crescimento da produção de petróleo e gás tem ajudado o Brasil a se reposicionar no cenário internacional, não apenas como produtor de matéria-prima, mas também como fornecedor de tecnologia de ponta. E a ideia de que essa cadeia é restrita aos grandes grupos multinacionais tem sido desfeita com a atuação das micro e pequenas empresas, muitas delas responsáveis por inovações inéditas em todo o mundo. A carioca Ativatec, por exemplo, vende robôs submarinos que fazem inspeção a três mil metros de profundidade, detectam fissuras de até três milímetros em dutos e ainda fazem pequenos reparos. Já no Sergipe, uma empresa quebrou um monopólio de 50 anos de duas gigantes norte-americanas.

Apoiados pelo convênio entre Sebrae e Petrobras de inserção de pequenos negócios nessa cadeia produtiva, os empresários estão buscando cada vez mais oportunidades no segmento de petróleo de gás. O volume de atendimentos feitos pelo projeto mostra um aumento significativo na quantidade de empreendimentos interessados em vender para a estatal ou aos seus fornecedores. No último quadriênio (2009/2012), o número de empresas atendidas pelo Sebrae dentro do projeto de encadeamento junto à Petrobras chegou a quase 3 mil por ano, 50% acima da média anual registrada entre 2005 e 2007, quando vigorou a primeira fase da parceria.

“O convênio criou uma base sólida para que os negócios de micro e pequeno porte pudessem se firmar para atuar em bases competitivas, já que as pesquisas na área demandam grandes investimentos”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Segundo ele, as empresas são beneficiadas de ponta a ponta: do refinamento da gestão administrativa e financeira, com participação em feiras e eventos do setor, até o acesso a laboratórios de excelência, a exemplo do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes).

Além do alto padrão de qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pelas micro e pequenas empresas, muitas das tecnologias desenvolvidas pelos empresários brasileiros são inéditas. Um exemplo é o da Ativatec, que venceu o desafio lançado pela Petrobras ao criar um sistema por ultrassom que detecta anormalidades, como fissura, trinca ou corrosão. O trabalho dessa empresa carioca, em parceria com o Cenpes, parte do convênio entre Sebrae e Petrobras, é inédito no mundo e representa um avanço importante.

“Imagine uma cidade submersa onde existem diversas estruturas e quilômetros de dutos que exigem inspeção constante. Os ROV –  sigla em inglês para robôs subaquáticos controlados remotamente – são os operários que precisam de ferramentas para o trabalho. Foi exatamente isso que fizemos ao projetar a Crab Tool, instrumento especial que é acoplado ao braço robótico do ROV e permite não só checar a exata dimensão de um problema como antecipá-lo”, afirma Daniel Camerini, que comanda a empresa com o sócio Rodrigo Ferreira.

Outro empreendimento que despontou no setor foi a sergipana Sigmarhoh WTS. Além de inovadora, uma válvula desenvolvida pela empresa em parceria com um grupo do Canadá representa uma economia de 50%, o equivalente a cerca de US$ 200 mil para as companhias petrolíferas. A nova tecnologia dispensa a sonda no processo de avaliação do potencial de um poço terrestre recém-perfurado.

Quebra de monopólio

A Sigmarhoh WTS também apresentou outra inovação: uma unidade de produção antecipada nos poços já explorados. Isso significa que o poço de petróleo ou gás pode entrar em operação imediatamente, gerando recursos que podem custear o serviço e a construção da estrutura definitiva. Pelo método antigo, o processo de produção – entre tubulação, bombas de transferência de óleo e outros equipamentos – leva de seis meses a um ano, dependendo da localização e profundidade.

Com esses avanços, a Sigmarhoh WTS entrou em um mercado até então dominado apenas pela Halliburton e Schlumberger, duas das maiores multinacionais americanas do setor. “Quebramos um monopólio de 50 anos. Agora, elas estão investindo nos poços marítimos e também vamos chegar lá”, comemora Sandro Tojal, que comanda a empresa em sociedade com o sócio Márcio Lindemberg.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot