X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empresas aumentam faturamento ao investirem em inovação


Empresários podem se inscrever e ter acompanhamento gratuito dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae

Desde o início do mês, o Sebrae está com vagas abertas para as empresas interessadas em participar do terceiro ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa visa promover atitudes inovadoras e maior competitividades para as micro e pequenas empresas. Quarenta agentes, distribuídos em todas as regiões do Rio Grande do Norte, estão cadastrando as organizações, mas o empresário interessado em participar deste ciclo pode também solicitar cadastro por meio do telefone  0800 570 0800 ou diretamente na sede do Sebrae, em Natal

De acordo com a gestora do ALI do Sebrae no Rio Grande do Norte, Algéria Varela, a proposta do projeto é ampliar os níveis de qualidade, competitividade e produtividade das empresas participantes, com consultorias especializadas. “A nossa é expectativa é expandir a cultura da inovação no segmento das micro e pequenas empresas. Diferente do que muitos pensam, inovar nem sempre custa caro e nem é tão complicado. Uma melhoria de processo pode ser uma inovação e mais empresas precisam ter essa consciência”, diz. Segundo a gestora, neste ciclo, que vai até 2015, serão contemplados os setores de comércio, serviço e indústria.

Por meio do ALI, a empresa recebe gratuitamente diagnóstico da situação da empresa, plano de ação e acompanhamento in loco dos agentes, que propõem melhorias para o negócio e avaliam as mudanças implementadas. Com isso, é possível mensurar o grau de inovação em que a empresa se encontra, ter um parecer técnico de um especialista setorial, executar pelo menos duas soluções inovadoras para melhoria de produtos ou processos e apoio gratuito do programa.

Para fazer o acompanhamento, os 40 agentes que integram esse ciclo passaram por dois meses de capacitação – em março e abril deste ano – com foco na metodologia do programa. Além disso, o grupo passou por vivências e treinamento de campo com situações práticas vividas dentro das empresas.

Exemplos

As organizações que já receberam as orientações do ALI comemoram os resultados. É o caso do Arko Química, indústria especializada na fabricação de produtos de limpeza. Instalada no Distrito Industrial de Macaíba, desde 2006, a empresa passou por uma série reformulações propostas pelo ALI. A implantação de um software de gestão conseguiu reduzir os custos operacionais e a modernização do site ampliou os canais de distribuição dos produtos. A parte de design foi outra ação inovadora com a criação de um catálogo de produtos e modernização das embalagens. Com essas mudanças, a indústria registrou um aumento de 30% nas vendas.

Caso semelhante ocorreu com o Laboratório Tertuliano Soares, situado em Assú (a 207 quilômetros de Natal). Com 40 anos de funcionamento, o laboratório de análises clínicas viu o faturamento dar um salto após as intervenções propostas pelo programa. A receita anual da empresa cresceu mais de 100% devido às melhorias e adequações.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot