X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Entenda, enfim, o que significam os chiados e ruídos da conexão discada


O site The Atlantic explica o que significam os barulhos da conexão discada. Cada som tem um propósito específico: como lembra Alexis Madrigal, “os sons não eram um sinal de que os dados estavam sendo transferidos – eram os próprios dados sendo transferidos”. Hoje muitos já têm banda larga fixa ou móvel e não precisam ouvir esses ruídos, mas nunca é tarde para aprender.

Tudo começa com a linha dando sinal, e o modem discando o número. Aí começam os ruídos estranhos: é o modem indicando a velocidade na qual pode navegar. Depois vem o “pi pi pi pi”: é o handshake, o momento no qual os parâmetros da conexão são definidos. E, quando a linha emite o forte som de chiado contínuo, começa a negociação de taxa – qual será a velocidade desta conexão?

Quando o chiado se torna um som bem distorcido, sucesso: a conexão foi aceita. O chiado volta e significa que você está, enfim, na Internet a incríveis 56Kbps (se você tiver muita sorte).

Por que o modem não usava sons inaudíveis para o ser humano, em vez de fazer tanto barulho? Porque, como explica a The Atlantic, as frequências de som que uma linha telefônica podia levar eram limitadas, de 300 a 3.300Hz, que o ser humano pode ouvir. As linhas foram feitas para telefonar, afinal! É assim que uma tecnologia do século XIX consegue levar outra do século XX. [The Atlantic via The Verge]

de di
e bJiGXqzJMA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot