X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Erros no Recrutamento 2.0


O recrutamento de pessoal em redes sociais como o LinkedIn ou Xing apresenta novos desafios para os recrutadores. Muito se fala sobre o recrutamento 2.0, mas pouco sobre as metodologias e como elas são eficazes. A sua empresa está preparada para esta atividade?

Saber gerir as redes sociais e profissionais, mover-se através delas e tirar partido das suas enormes oportunidades de comunicação e de contato é a chave para o surgimento de novos agentes e para atender às necessidades colocadas pela nova fase de recrutamento.

Erros cometidos pelos recrutadores 2.0

O principal erro que as empresas cometem na hora de procurar talentos em redes sociais é o de atribuir a tarefa a um recrutador tradicional, sem preparação prévia. Sem formação adequada, um recrutador tradicional aplicará as mesmas estratégias com as quais está acostumado, mas desta vez nas redes sociais.

Exemplos de recrutamento 2.0

– Utilizar um espaço para publicar vagas de emprego como fazem na mídia tradicional
– Responder a várias perguntas com a mesma mensagem: “Envie-me seu currículo para marcarmos uma entrevista.”
– Não reconhecer as pessoas com a qual se comunicou antes

– Não cumprir com os costumes básicos de educação

Naturalmente, a sua comunicação com o funcionário em potencial era unidirecional, institucional e muito fria, mas agora a pessoa é representada por um perfil em uma rede social. Sua empresa vai ser comunicar mais socialmente com os candidatos, que, por sua vez, irão responder para outra pessoa, não para um e-mail do departamento de recursos humanos.

Compreender os usuários de redes sociais

Outro fator a considerar é que as redes sociais, especialmente em profissionais como Linkedin ou XING, contam com uma grande quantidade de usuários, e que estes não estão procurando trabalho, mas estão à espera de oportunidades, esperando ser contatados diretamente com uma proposta concreta.

Obter formação para recrutar em redes sociais

O ponto é que o Recrutamento 2.0 implica uma mudança de paradigma e, portanto, uma mudança na maneira de visualizar, gerenciar e executar a atividade. Nem todo gerente de RH é capaz de gerenciar essa atividade, nem todo recrutador é capaz de fazê-la. Certamente, nos próximos anos esta será uma disciplina obrigatória na graduação em recursos humanos. Aqueles que se dedicam ao recrutamento devem começar a se preparar agora mesmo, ou serão rapidamente substituídos por uma nova geração de profissionais 2.0.

 

Bruno de Souza é estudante de Marketing, CEO do blog Marketing Digital e do mLearningpedia e Social Manager no Magoweb. Foi considerado referência nacional no livro “A revolução das mídias sociais”, de André Telles

b brunodesouza

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot