X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista avalia que Brasil está atrasado em relação ao intercâmbio de franquias


fbbcbf franchiseEmbora estejamos sentindo com mais força a entrada de marcas estrangeiras no Brasil nos últimos anos, para Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise e um dos precursores a atuar com internacionalização de franquias – já auxiliou na implantação de mais de 50 redes globais em solo nacional e levou outras brasileiras para o exterior –, se comparado a países mais desenvolvidos, devido à política de impostos, estamos muito fechados para a chegada de empresas de fora e ainda mais tímidos no quesito exportação. “Não fossem as barreiras impostas pelo nosso Governo, haveria uma invasão de novas marcas, até porque temos a cultura de consumir praticamente tudo que vem de fora”, diz.

Segundo ele, marcas de franquias estrangeiras no Brasil representam menos de 5% do cenário de franchising atual, enquanto redes globais geralmente figuram com cerca de 20% do mercado em países como os EUA, por exemplo. Embora Mauro acredite que a situação tenda a mudar, ele explica alguns possíveis fatores para o que ocorre. “O Brasil é um país que impõe muitas restrições às importações, inibindo a entrada de franquias na área de varejo, ou daquelas que dependam de importações de equipamentos ou insumos de forma significativa. Além disso, o mercado nacional é bem desenvolvido, com muitas redes nacionais de sucesso, também intimidando a entrada dos conceitos estrangeiros, a não ser que a marca seja muito forte ou o conceito seja inovador”, analisa. Para o consultor, os setores de alimentação e serviços são os que têm mais facilidade de entrada em um país, pois, normalmente, não dependem da importação de produtos e até mesmo de equipamentos.

Caminho inverso

Em outros países, várias redes já nascem pensando grande, almejando atravessar fronteiras, especialmente quando o negócio é um conceito inédito ou apresenta um diferencial para o mercado. “O empreendedor brasileiro está começando a pensar da mesma forma, até porque vemos cases que comprovam a viabilidade de exportar uma marca já consolidada por aqui, como aconteceu com as redes Giraffas, Carmen Steffens, O Boticário, Havaianas, entre outras”, lembra. Para exportar uma marca como essas que caíram no gosto dos “gringos”, é trabalhoso, mas pode ser muito vantajoso. É necessário que haja experiência comprovada tanto da rede quanto de quem auxilia – no caso a consultoria – para que não ocorram gargalos. “Há muitas diferenças quando se instala uma franquia no exterior, desde a operação aos modos de consumo, impostos etc.”, destaca Paulo Cesar Mauro.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot