X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Está cada vez mais difícil escapar do Google+


Em junho, o Google+ tinha 250 milhões de pessoas cadastradas. Em dezembro, esse número dobrou para 500 milhões. O número de usuários ativos, por sua vez, cresceu em cerca de 50%. Como eles conseguiram esse feito? Tornando o Google+ praticamente obrigatório para quem cria novas contas, ou para quem quer usar certos recursos do Google.

O Wall Street Journal nota que, ao realizar um novo cadastro em serviços populares como Gmail e YouTube, você necessariamente cria um perfil público no Google+. Não há uma opção óbvia de evitar isso, nem de deletar seu perfil. Este pode ser o grande responsável pelo crescimento do Google+, já que a quase exigência de um perfil começou há um ano.

Os serviços do Google que criam um perfil do Google+ durante o cadastro são os mais populares: Busca, Gmail, YouTube, Google Play, Blogger/Blogspot – até mesmo o Orkut! No entanto, alguns serviços ainda levam você à página antiga de cadastro, que não cria um perfil público: Drive, Reader, Groups, Calendar, Wallet e Shopping estão entre esses serviços.

Além disso, cada vez mais serviços do Google estão exigindo o cadastro no Google+. Quer publicar sua opinião sobre um app do Google Play? Vai dar uma nota para um estabelecimento comercial? Quer escrever o que você acha sobre um produto do Google Shopping? Tudo isso exige um perfil no Google+.

O Google diz ao WSJ que começou a exigir um perfil “para melhorar a qualidade das críticas, que era mais baixa quando se podia deixar resenhas de forma anônima”. Isso faz sentido, mas torna o Google+ cada vez mais difundido – e mais difícil de se escapar. O próprio vice-presidente do Google, Bradley Horowitz, diz ao jornal que mais integrações estão por vir.

E é do interesse do Google que sua rede social não pare de crescer: afinal, o Google+ ajuda a empresa a vender anúncios mais eficazes – e 95% da receita anual vêm de anúncios (excluindo a Motorola). Do WSJ:

O Facebook tem algo que o Google quer: ele pode conectar as atividades online das pessoas aos seus nomes reais, e também sabe quem são os amigos dessas pessoas. Executivos de marketing afirmam que o Google lhes disse: a maior integração do Google+ em suas diversas propriedades vai ajudar o Google a obter esse tipo de informação e exibir aos usuários anúncios mais relevantes (e portanto, mais lucrativos).

E ao fazer seu cadastro em serviços do Google, a seguinte opção é marcada por padrão: “O Google pode utilizar as informações da minha conta para personalizar marcações +1 em conteúdos e publicidade em websites que não sejam do Google”. Isso permite que o Google direcione conteúdo – e anúncios – para você com base no seu perfil, atividade e conexões sociais.

Ou seja, o Google está disposto a usar todas as armas que têm para combater a expansão do Facebook. Só que às vezes isso vem às custas dos usuários. Por exemplo, há consequências para quem une os perfis do YouTube e Google+ e depois exclui seu perfil da rede social: seus comentários e mensagens são deletados para sempre, e todos os seus vídeos e playlists ficam ocultos até que você reative o Google+. Para evitar isso, é preciso antes desvincular as duas contas.

O ímpeto social do Google vem do seu CEO, Larry Page. E segundo fontes do WSJ, ele já teve ideias agressivas demais para fazer o Google+ emplacar: por exemplo, obrigar os usuários a se logarem no Google+ caso quisessem apenas ler resenhas de estabelecimentos comerciais. Executivos do Google convenceram-no a desistir da ideia.

Pouco a pouco, o perfil do Google+ se torna obrigatório, mas você ainda pode evitá-lo se quiser: fazendo novos cadastros através do formulário antigo neste link, ou removendo seu perfil do Google+ (sem deletar sua conta) através desta página. [Wall Street Journal]

aabe vgDafQORQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot