X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esta é a menor corrida do mundo


Um grupo de cientistas maravilhosamente malucos organizou a Corrida Mundial de Células. 50 times de laboratórios por todo o mundo enviaram seus pilotos microscópicos para competirem uns contra os outros. O vencedor: Uma linha de células tronco de medula óssea de Singapura.

Eles venceram todo mundo com uma aceleração de 5.2 micrometros por minuto. Isso seria o equivalente a 0.000000312 quilômetros por hora. Sim, a menor corrida do mundo também é a mais lenta.

Os times de microbiologistas enviaram as suas 70 linhas de células congeladas para laboratórios em Boston, Londres, Heidelberg, Paris, São Franscisco e Singapura, onde eles foram colocados em pistas especiais de corrida que tinham 400 micrometros de comprimento. A pista era revestida com uma substância que dava às células tração para se mover.

Eles gravaram a corrida por 24horas, como na corrida de Le Mans, e marcaram o tempo de 200 células de cada tipo para ver qual era a mais veloz. Aparentemente – de acordo com Manuel Théry do Institut de Recherche en Technologies et Sciences pour le Vivant em Grenoble, na França – a chave para vencer a corrida é evitar que as células corram de volta, mudando de direção.

E isso é apenas o começo: Théry diz que eles querem criar outros esportes com célula, como “proeza celular na natação e levantamento de peso.”

Deus abençoe esses malucos. [Nature]

 

aboIaDDyL

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo