X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esta tatuagem temporária é também uma bateria carregada pelo seu suor


E se o suor produzido pelo seu corpo pudesse dar energia para seus gadgets? E se a conexão entre o seu corpo e seu smartphone fosse feita a partir de uma tatuagem temporária e, quanto mais você suasse, mais energia ela geraria? É exatamente isso o que pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA, desenvolveram – e, um dia, isso poderá ser usado em dispositivos vestíveis.

O interessante é que o protótipo apresentado na American Chemical Society ontem não começou como uma biobateria. Em vez disso, a equipe de engenheiros buscava uma maneira de medir o lactato – as coisas produzidas pelo seu corpo durante atividades físicas.

De acordo com o PhysOrg, atualmente, para medir os níveis de lactato é necessário um teste sanguíneo. A equipe de pesquisadores queria medir a substância a partir do suor. Então eles criaram uma tatuagem temporária com um sensor de lactato que era capaz de monitorar quanto lactato a pessoa com a tatuagem gerava em determinados momentos, sem a necessidade de testes sanguíneos.

Eis a grande sacada: o processo de medição de lactato envolve “remover elétrons” da substância – o que fez com que os pesquisadores percebessem que eles criaram metade de uma célula de bateria. “Tivemos essa ideia de captar energia a partir do corpo de uma maneira não-invasiva,” explicou o professor de nanoengenharia Dr. Joseph Wang em um vídeo sobre a pesquisa. Tudo o que eles precisavam fazer era adicionar um cátodo. “Neste caso, o ânodo contém a enzima que remove os elétrons do lactato, e o cátodo contém a molécula que aceita os elétrons”, explica o PhysOrg.

O dispositivo resultante é o que Wang chama de “primeiro exemplo de célula de biocombustível que capta energia de fluidos do corpo.” A pesquisa foi publicada no ano passado, mas um novo vídeo com o protótipo foi lançado para ilustrar a apresentação de Wang durante a American Chemical Society.

O interessante é que o protótipo não é apenas uma bateria – é também um sensor de um tipo específico de monitoramento de saúde que também se aproveita da enorme quantidade de energia produzida pelo nosso corpo. É uma solução completamente simétrica para gadgets de monitoramento: ele ganha energia a partir do que ele monitora. [YouTubePhysOrg]

O post Esta tatuagem temporária é também uma bateria carregada pelo seu suor apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cf QTUPSiyYA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot