X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este app pode tornar os tablets acessíveis para cegos


O sistema Braille permite que cegos leiam palavras escritas desde 1825. Infelizmente, o Braille não se adapta facilmente às telas lisas de touchscreens modernas em tablets e smartphones. Um novo app, no entanto, pode mudar isto.

Cada caractere no sistema Braille – desenvolvido por Louis Braille para o exército francês – consiste em uma série de pontos elevados, dispostos em uma grade 2 por 3, que são lidos com a ponta dos dedos. Há 63 variações possíveis usando-se o sistema, o bastante para o alfabeto, 10 números e sinais de pontuação. Caracteres além desses são escritos usando-se teclas de modificação de caracteres no teclado Braille tradicional de oito botões, encontrado em certos laptops. O problema é que esses laptops são caros (alguns ultrapassam US$6.000) e têm funcionalidade limitada em situações reais.

O novo app foi criado por Adam Duran, aluno de graduação na New Mexico State University, Adrian Lew, professor-assistente na Universidade Stanford, e Sohan Dharmaraja, candidato a doutor em Stanford. O app faz parte do curso anual de imersão da AHPCRC (Army High-Performance Computing Research Center) com dois meses de duração, e permite que cegos usem tablets com o teclado Braille de oito botões, mas com um detalhe.

Em vez de exigir que o usuário encontre botões virtuais em uma superfície de vidro, as teclas se orientam sozinhas quando o usuário toca a tela. “Elas são customizáveis”, diz Dharmaraja em um comunicado à imprensa. “Elas podem acomodar usuários cujos dedos são grandes ou pequenos, aqueles que digitam com os dedos próximos ou mais separados, e até mesmo permitem ao usuário digitar em um tablet pendurado no pescoço com as mãos opostas, como se fossem tocar um clarinete.”

O app ainda está na fase de protótipo, mas se for levado ao mercado, ele poderia ser “um verdadeiro passo à frente para os cegos”, diz o professor Charbel Farhat, diretor executivo do curso de verão. “Nenhum teclado Braille consegue fazer isto.” [Stanford News/Physorg]

a RVvWhtgIeM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot