X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este método curioso usa soma para fazer subtrações


A série MinutePhysics sempre foi uma mina de ouro de fatos interessantes e explicações científicas. Mas prepare-se para ficar alucinado desta vez: neste vídeo, Henry Reach explica um jeito alternativo de fazer contas de subtração: somando.

Funciona assim: faça 9 menos cada um dos algarismos do número que você está subtraindo (exceto o algarismo da unidade, o último da direita; esse você subtrai de 10). Depois, pegue o número que encontrou e some ao outro número. Descarte o primeiro algarismo do resultado e pronto, você tem a diferença da primeira subtração.

A técnica se chama método dos complementos e é como calculadoras mecânicas, projetadas apenas para somar, fazem para realizar subtrações. É também semelhante ao método que computadores usam em base binária.

Parece meio complicado no começo, mas é porque estamos acostumados ao jeito tradicional que aprendemos na escola. Depois de ver este vídeo algumas vezes, o método fica mais fácil. Não tem uma aplicação muito prática, a não ser que você tenha sérios problemas com o método mais comum de pegar emprestado do algarismo ao lado. [YouTube]

O post Este método curioso usa soma para fazer subtrações apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

afcae PJqKaYZiEo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot