X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este novo super vidro não embaça, não gera reflexos e é auto-limpante. É o futuro


No curto vídeo acima você vê água quicando em uma superfície de vidro sem deixar rastros. Esse novo e avançado vidro pode ser o futuro de tudo, de óculos às lentes de câmeras até painéis solares.

Cientistas do MIT aplicaram uma nova textura geométrica ao vidro para tornar a sua superfície auto-limpante e livre de reflexos e embaçamento. Ainda que a simples ideia de lentes de câmeras que não embaçam seja totalmente incrível, o MIT News explica que esse vidro pode ter impactos gigantescos para a geração de energia. De acordo com o pesquisador Kyoo-Chul Park:

“Painéis fotovoltaicos, explica Park, podem perder até 40% de sua eficiência em seis meses na medida em que poeira e sujeira se acumulem em suas superfícies. Mas um painel solar protegido pelo novo vidro auto-limpando sofreria muito menos com esse problema. Além disso, o painel seria mais eficiente porque mais luz poderia ser transmitida através da sua superfície em vez de ser refletida — especialmente quando os raios do Sol estão inclinados em um ângulo agudo ao painel.”

Todo esse aumento na eficiência pode tornar os painéis solares opções muito mais interessantes — se os pesquisadores encontrarem uma maneira de fazer o novo vidro barato o bastante para ser viável. O MIT News aponta que há grandes chances disso acontecer. Veja, não é o material do vidro em si que faz essas maravilhas, mas sim a textura. Dessa vez os pesquisadores na realidade gravaram o padrão no vidro, mas eles acreditam ser possível simplesmente aplicar a textura a um filme que seria usado como revestimento. Tomara que dê certo! Tô cansado de ter que limpar meu Ray-Ban toda vez que saio de casa. [MIT News via Geeksystem]

de EjdBWxUdDQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot