X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este robô que separa lixo pode revolucionar a reciclagem


Já vimos várias aplicações fúteis para braços robóticos: preparador de drinks, pit stop lento. Ou seja lá o que está acontecendo aqui. Mas, em meio a isso tudo, uma empresa finlandesa chamada ZenRobotics descobriu como usá-los para resolver um dos maiores problemas da reciclagem: triagem automática.

O grande problema de reciclagem – e, em particular, reciclagem em áreas de construção, que geram um terço do lixo do mundo – é que é preciso dividir o material por tipo. Agora, é um espaço para humanos trabalharem. E em locais de construção, isso é perigoso – por causa do peso, ou do tipo de material que pode ser tóxico.

A ZenRobotics, que tem base em Helsinki e levantou US$ 16 milhões em investimentos no ano passado, desenvolveu um braço robótico chamado Recycler, que usa um processo chamado fusão de sensor para determinar entre materiais como pedra, madeira, e metal. A fusão de sensor é exatamente o que parece: sensores calibrados, incluindo escalas, câmeras de espectro visível, espectrômetros de proximidade infravermelho e sensores táteis, que determinam a qual parte dos materiais a peça pertence. Parece uma tarefa simples, mas em grandes locais de construção as coisas mudam um pouco. A CNN explica:

Mundialmente, o setor de construção e demolição contribui com cerca de um terço de todo o lixo. Apenas nos Estados Unidos ele contribui com 325 milhões de toneladas de lixo todos os anos, e no Reino Unido produz mais 120 milhões de toneladas… O fundador da ZenRobotics, Jufo Peltomaa cite que o problema é igualmente preocupante na União Europeia: “Apenas na União Europeia existem 900 milhões de toneladas de lixo de construção e demolição. Se você converter isso para um carro de tamanho médio, a fila daria 45 voltas pelo globo.”

Agora a ZenRobotics está instalando Recyclers em diversas áreas de reciclagem na Finlândia, e quem se interessar pode comprar as máquinas pela internet. Não está claro se lugares fora da Europa já mostraram interesse pelo sistema, no entanto. Confira o trailer da ZenRobotics abaixo – você não vai se arrepender. [CNN]

ku-xlarge

be PCHbdmxYGo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot