X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estudo afirma que dinossauros foram vítimas de uma “tempestade perfeita” de eventos


Texto do Museu Americano de História Natural

De acordo com uma nova pesquisa conduzida em parceria com o Museu Americano de História Natural, os dinossauros poderiam ter sobrevivido à queda do asteroide que os dizimou se o desastre tivesse ocorrido antes ou depois. O estudo, publicado na Biological Reviews, constrói uma nova narrativa sobre as criaturas pré-históricas extintas há cerca de 66 milhões de anos, quando um asteroide de 10 quilômetros de extensão caiu onde hoje está o México.

“Os dinossauros foram vítimas de um golpe de azar colossal”, explica o principal autor do estudo, Steve Brussatte, da Escola de Geociência da Universidade de Edimburgo. “Não se tratou só da queda do asteroide: o ponto é que ela ocorreu no pior momento possível, quando os ecossistemas estavam vulneráveis. Nossas descobertas vão ajudar a esclarecer um dos maiores mistérios da ciência”.

A equipe internacional de cientistas estudou um catálogo atualizado de fósseis para uma compreender como os dinossauros mudaram nos milhões de anos que antecederam a queda do asteroide. Eles descobriram que na época do evento a Terra estava passando por uma turbulência ambiental que incluía uma extensa atividade vulcânica, a mudança do nível dos mares e variações de temperatura.

Os pesquisadores sugerem que, naquela época, a cadeia alimentar dos dinossauros foi enfraquecida pela falta de diversidade entre os grande dinossauros herbívoros que serviam como presas para os carnívoros, provavelmente por causa das mudanças do clima e do ambiente.

fbacd QxQyJxhEA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot