X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estudo revela mudança drástica no perfil do consumidor nos últimos dez anos


accenture_destaque

Essa semana o Startupi recebeu o convite e foi até a sede da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, para participar de um encontro chamado Consumer Pulse. Nele a consultoria apresentou os resultados da última edição de seu estudo, que aponta como o perfil do consumidor mudou drasticamente nos últimos 10 anos e sua relação com marcas e empresas, comportamentos de consumo e mundo digital.

Os executivos Santiago Ambroggio, diretor da Accenture Strategy, e Wilson Jensen, diretor de Varejo e Consumo, também da consultoria, compartilharam alguns números interessantes da última edição da pesquisa, realizada em 2014, e que considerou um universo de quase 24 mil consumidores em 33 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa comprovou que, todo consumidor offline é um potencial consumidor digital, e que existem apenas tipos diferentes entre deles. Dentre os consumidores entrevistados:

  • 94% declararam que utilizam pelo menos 1 canal digital para pesquisar sobre produtos.
  • 54% destes usam principalmente mobile em suas buscas.
  • 64% dos consumidores querem mais interação digital com as empresas.

Foram identificados alguns perfis de comportamento, que classificaram como:

Foto: Mateial divulgado pela Accenture

Foto: Material divulgado pela Accenture

Tradicional – Contam com tradicionais canais e interações, mas mesmo assim, eles deixam vestígios digitais.

Experimental – Se envolvem seletivamente com o digital para descobrir os benefícios dessa experiência.

Transitório – Se esforçam para alavancagem digital de forma mais ampla, mas nem sempre são capazes de fazê-lo.

Digital Savvy – O digital está presente em tudo na sua vida. O acesso móvel é fundamental

Além disso, houve a mudança de paradigma e hoje o consumidor é contínuo, acessível e dinâmico.

Foto: Mateial divulgado pela Accenture

Foto: Material divulgado pela Accenture

O consumidor é que escolhe como vai interagir com a loja e não mais a loja que nos escolhe “empurrando” tecnologia.

Há alguns anos pensava-se que o digital iria acabar com a loja física, mas isso não aconteceu. Um grande erro cometido pelas empresas também é achar que o digital é um adicional a loja física, na verdade todos os canais precisam estar integrados e lembrar que o consumidor final é o mesmo.

Um dado bastante curioso da pesquisa é que 91% dos brasileiros comentam sobre suas más experiências com pessoas ao seu redor. Mas o que isso tem a ver? Nos tempos de hoje, com o avanço digital e surgimento de novas redes sociais está muito mais fácil “reclamar”. A empresa precisa estar preparada para o crescimento exponencial que isso pode tomar.  Portanto, mais do nunca é fundamental investir no pós venda, tratando-a principalmente como uma nova face de vendas.

Para ter uma ideia, 76% dos clientes trocaram de marca após ficarem frustrados e 93% acham que as marcas podiam ter feito “algo a mais” para fidelizar o cliente.

No Brasil, para se fidelizar um cliente é preciso passar confiança, ter um amplo portfólio e um bom atendimento ao cliente.

Falando sobre atendimento ao cliente, por qual canal você gostaria de ser atendido? Na pesquisa 79% dos consumidores preferem o call center, mas apenas 28% estão satisfeitas com o serviço oferecido. Já 13% dos consumidores preferem ser atendidas por um vídeo chat e 46% estão satisfeitas com o atendimento oferecido. Curioso né? Em segundo lugar ficou o chat online com preferencia de 61% dos clientes e 42% estão satisfeitos com o serviço.

Cerca de 90% dos consumidores ficaram frustrados por terem sido colocados em espera por um longo tempo e por ter de contactar o serviço ao cliente várias vezes para solucionar o mesmo problema. Portanto é a grande chance das empresas entenderem as necessidades dos seus clientes e criar um modelo de negócio que funcione bem para a sua empresa.

Vale levar em consideração que 77% dos consumidores utilizam o mobile para atendimento ao cliente. Mas por que os clientes preferem os canais online? Segundo a pesquisa, para 70% dos clientes é uma solução mais rápida do problema e 59% por ser mais conveniente e acessível em qualquer lugar.

Fazendo o comparativo de 10 anos para cá, nota-se que 79% dos consumidores acreditam estar mais informados para tomar uma decisão e comprar um produto. 76% consideram mais empresas antes de fazer uma compra e 72% são mais propensos a mudar de fornecedor em relação a uma década atrás. A pesquisa deixou claro que o mundo digital fez com que as empresas sentissem a real necessidade de estar cada vez mais no universo online. É papel da empresa entender o perfil do seu consumidor para melhor se comunicar com ele. Além disso, é preciso entender que hoje as redes sociais fazem parte das vendas e o consumidor está pedindo mais interação com as empresas.

O post Estudo revela mudança drástica no perfil do consumidor nos últimos dez anos apareceu primeiro em Startupi.

dba XDgfmKmt

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot