X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Faleceu Dennis Ritchie, autor da linguagem C e vencedor de Prêmio Turing pelo sistema Unix



ccf px Dennis MacAlistair RitchieEle não criou aparelhos charmosos mas foi um dos mais influentes cientistas da computação por proporcionar padrões simples e versáteis e de programação, entre eles a linguagem C e o sistema Unix (a base do Linux, por exemplo, e possível inspiração do Android). Uma de suas frases mais conhecidas é “Unix é simples, a genialidade é necessária apenas para perceber isso”.

Atualização: o leitor Christian Lykawka comunica que há poucas semanas, a próxima versão da linguagem de programação orientada à objeto, C++, foi unanimemente aprovada como padrão internacional pelo comitê responsável International Organization Standardization (ISO SC22 WG21).

Dennis MacAlistair Ritchie (Bronxville, 9 de Setembro de 1941 — 9 de Outubro de 2011) foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRANB,BCPLC, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.

Nascido em Bronxville, Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard. Em 1967, ele começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell. Foi diretor do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies. Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o prêmio Turing pelo desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operacional UNIX. Em 1988, o então-presidente norte-americano Bill Clinton os condecorou com a Medalha Nacional de Tecnologia.

ccf Captura de tela    àsA linguagem C continua a ser largamente utilizada no desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos e a sua influência pode ser vista em linguagens de programação mais recentes, tais como C++JavaC#JavaScript.

No mundo dos sistemas operativos, o UNIX é também muito influente. Existem actualmente muitos “dialectos” dele disponíveis no mercado, tais como AIXSolarisMINIX, e o popular GNU/Linux. Até a Microsoft, cujo sistema operacional Windows compete com o UNIX, desenvolveu ferramentas de compatibilidade de UNIX e compiladores de C para utilizadores e criadores dos seus produtos.

Prêmio Turing: concedido anualmente pela Associação para Maquinaria da Computação (Association for Computing Machinery – ACM) para uma pessoa selecionada por contribuições à computação. As contribuições devem ser duradouras e fundamentais no campo computacional.

A denominação do prêmio é homenagem a Alan Mathison Turing, um matemático britânico considerado um dos pais da ciência da computação moderna (nota do Startupi: e conhecido por decifrar criptografia nazista). O prêmio é conhecido como o “Prêmio Nobel da computação”. É patrocinado pela Intel Corporation e acompanhado atualmente por um prêmio monetário no valor de 250.000,00 USD (duzentos e cinquenta mil dólares americanos).

Informações sobre o óbito: Twitter do diretor do Linux, John “Maddog” Hall.
Informações sobre o profissional: Wikipedia.

ccf uKK zQxfLc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot