X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Falha encontrada no iOS trava iPhones com um simples SMS


Uma falha encontrada no iOS faz iPhones travarem e reiniciarem após receberem uma mensagem SMS com caracteres específicos — e, claro, isso está sendo usado para atormentar a vida de quem tem um smartphone da Apple.

O bug, divulgado por um usuário do Reddit, é ativado após o celular alvo receber uma mensagem de texto pelo aplicativo Mensagens — o texto que ativa a falha é composto por três linhas de texto, duas em inglês e a terceira com caracteres árabes e chineses. Ao abrir a mensagem SMS, o celular do usuário é desligado e reiniciado.

De acordo com o iClarified, celulares que receberem a mensagem com o app Mensagens aberto não conseguem visualizar outras sem travar e reiniciar o celular por completo. Os usuários que receberem a mesma mensagem enquanto a tela do aparelho está bloqueada ficam impedidos de abrir o aplicativo sem travar o celular, e iPhones com jailbreak são forçados a entrar no modo de segurança quando a recebem.

O texto que causa a falha pode ser enviado, inclusive, de qualquer aparelho ou aplicativo: Android, Windows Phone, aplicativo Mensagens em computadores Mac e apps de terceiros.

É possível impedir os efeitos da falha recebendo uma outra mensagem após a original, ou respondendo o remetente — o que não é tão fácil, uma vez que o celular trava toda vez que o app Mensagens é aberto. É possível, entretanto, respondê-lo por funções de compartilhamento de apps da Apple e de terceiros ou por meio de um computador Mac.

Testes feitos pelo The Verge com um iPhone 5S não travaram o celular, mas o deixaram muito mais lento — o que permitiu a eles responderem a mensagem, desativando os efeitos causados pela falha.

Especulações no Reddit levam a crer que a falha é causada pela forma como as notificações do sistema operacional processa textos Unicode: o banner de notificações tenta mostrar a mensagem, não consegue e desliga o celular.

Hey my Messages app won't open without crashing. Cool.

— Nick Pomes (@NickPomes) May 27, 2015

Tempted to send that text to turn off someone's iPhone lol

— Gerardo (@geriuxx) May 27, 2015

Não é a primeira vez que um bug deste tipo causa dores de cabeça aos usuários de iPhones: em 2013, um texto com caracteres árabes travava celulares com o iOS 6 e computadores rodando o OS X; em 2009, o iOS 3 era vulnerável a uma falha por SMS que permitia executar códigos remotamente em iPhones afetados pelo erro.

Mais cedo ou mais tarde, a Apple deve solucionar o problema; até lá, veja algumas soluções paliativas caso alguém tenha lhe enviado a mensagem:

– Abra o aplicativo Fotos e envie uma imagem qualquer a quem lhe enviou o texto, então vá ao Mensagens e delete a conversa.

– Use a Siri para enviar uma mensagem a quem lhe enviou o texto. Depois da confirmação de envio, abra o Mensagens e o problema deve ser solucionado.

– Use a função ‘compartilhar’ de qualquer aplicativo para enviar uma mensagem/imagem ao remetente, solucionando o erro.

– Previna o problema desligando os alertas/banners das mensagens recebidas em Ajustes > Mensagens > Permitir Notificações.

– Caso você tenha um Mac, responda o remetente pelo aplicativo Mensagens do computador para solucionar o problema.

[iClarified, 9to5Mac, The Verge]

O post Falha encontrada no iOS trava iPhones com um simples SMS apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eebc ARWrKgN

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot