X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Falha no pouso transforma missão espacial no cometa em uma corrida contra o tempo


O pouso histórico em um cometa, infelizmente, não foi tão suave. A ESA (Agência Espacial Europeia) confirmou que o módulo de pouso Philae, levado pela sonda Rosetta, saltou duas vezes e caiu de lado, à sombra de um penhasco, onde seus painéis solares não podem obter energia o suficiente.

Quando a bateria do Philae acabar, a missão dele acaba também. Por isso, começou uma corrida para reunir o máximo possível de dados científicos em 64 horas, antes que a carga inicial da bateria se esgote.

>>> A primeira vez que pousamos em um cometa, contada por imagens

O módulo Philae foi projetado para analisar as rochas do cometa 67P/ Churyumov–Gerasimenko e encontrar pistas sobre as origens do nosso sistema solar. No entanto, a falha no pouso deve prejudicar a missão dele.

O problema começou, ao que parece, quando o Philae pousou no cometa pela primeira vez: seus arpões não dispararam para ancorá-lo no solo. A gravidade do cometa é 100.000 vezes mais fraca do que na Terra, por isso o Philae saltou cerca de um quilômetro rumo ao espaço antes de se fixar no cometa… e então saltou uma segunda vez. Agora, a ESA acredita que o Philae está de lado, com um dos seus três pés no ar, no fundo de um penhasco.

Nesta posição, o Philae só vai receber 1,5 hora de luz solar a cada 12 horas. Quando a carga inicial se esgotar, ele para de funcionar. O módulo não tem como se movimentar por conta própria, mas a ESA está vendo como a broca ou os arpões dele podem ser reaproveitados para dar uma sacudida na máquina.

Sem amostras

O pouso falho significa que o Philae não será capaz de usar sua broca científica para recolher amostras do cometa: com a baixa gravidade, perfurar o solo poderia desestabilizar todo o módulo. O sistema de perfuração foi projetado para tirar amostras de até 20 cm abaixo da superfície do cometa, inserindo-as em fornos que vaporizaria tudo para análise. (Ele está limitado a amostras na superfície.)

Um dos experimentos fundamentais do Philae era examinar isótopos de hidrogênio no cometa, para descobrir se a água da Terra – composta de hidrogênio e oxigênio – realmente veio de cometas que colidiram com o planeta há muito tempo.

O Philae também pode se tornar ativo novamente quando o cometa ficar mais perto do Sol, mas isso é uma possibilidade distante por enquanto. Agora, a menos que algo mude, o módulo terá um tempo radicalmente reduzido para estudar o cometa – horas, em vez de meses.

Ele deve operar até março de 2015, quando ficará quente demais para funcionar porque o cometa está se aproximando do Sol. O 67P/C-G chegará a seu periélio – ou seja, à sua menor distância do Sol – em agosto de 2015.

Isso não significa que a missão foi um fracasso: o Philae já está enviando uma quantidade enorme de dados e fotos para a Terra, assim como a sonda Rosetta. Não se engane: pousar em um cometa após uma viagem de 10 anos pelo espaço ainda é uma conquista histórica. [Nature e BBC]

Imagem: esboço do Philae sobreposto em sua localização no cometa/ESA/Flickr

O post Falha no pouso transforma missão espacial no cometa em uma corrida contra o tempo apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

efa gNDfdLvlni

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot