X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

FIFA votará sistema “dedo-duro” de gols nesta quinta; conheça as opções


Acabou, é penta a FIFA cedeu. O conservadorismo da entidade máxima do futebol não resistiu à pressão (e a uma falha de arbitragem grotesca na Copa de 2010) e, amanhã, votará o sistema GLT, acrônimo de “tecnologia de linha de gol,” que será adotado pelo futebol. A dúvida do “entrou ou não entrou” está com os dias contados.

O chutaço de Lampard no jogo Alemanha vs. Inglaterra na Copa da África, que ultrapassou 33 cm a linha do gol e mesmo assim não foi validado pelo juizão, foi a gota d’água. Mesmo com algumas pessoas importantes ainda contrárias à decisão, como o presidente da UEFA Michel Platini, um sistema eletrônico para dizer se foi gol ou não é um caminho sem volta. Resta decidir, apenas, qual deles será usado.

Há dois na disputa, o GoalRef e o Hawk-Eye. Ambos atendem aos requisitos da FIFA, anunciados ano passado, que incluem o básico que se espera de um sistema do tipo: 100% de certeza, notificação do árbitro em tempo real e funcionamento de dia e de noite independente das condições climáticas.

A proposta GoalRef, da Alemanha, utiliza um sensor dentro da bola combinado com um campo magnético colocado nas traves de ambos os gols. O Hawk-eye, da Inglaterra, apela para doze câmeras espalhadas no estádio que focam os gols, criando uma imagem 3D de alta precisão. Em ambos os casos, um relógio no pulso do árbitro recebe a informação do gol quando o mesmo acontece.

Os detectores de gols.

Mais do que uma decisão baseada em custos, a IFAB, órgão internacional que escolherá o padrão e que tem na FIFA 50% dos votos, deverá optar pelo que oferecer menos desvantagens. O Hawk-eye, por confiar em câmeras para dar o veredito, precisa que pelo menos 25% da bola esteja sob suas lentes para funcionar — ou seja, num escanteio aos 48 minutos do segundo tempo, com os dois times dentro da área, pode acontecer de o sistema falhar. Com o GoalRef esse problema não existe, mas ele carece de algo também muito importante: prova documental do gol. Não há registro em vídeo, como no caso do Hawk-eye, para os chorões, digo, jogadores e torcedores do time adversário se acalmarem e pararem com as acusações de sabotagem e outras maluquices que essa galera sempre inventa. O GoalRef também conta com as vantagens de ser mais barato e dispensar novas estruturas nos estádios — ele se adapta melhor ao futebol atual.

Mesmo sob protestos, agora vai. A tecnologia chega tarde ao futebol, mas ainda assim é muito bem-vinda. O primeiro torneio a utilizar a tecnologia, seja lá qual for adotada (e ainda existe a possibilidade de ambas serem aprovadas), será o da Major League Soccer, a liga norte-americana de futebol, que começa em março. Na Europa, aparentemente será a Premier League, da Inglaterra, só que na temporada 2013-2014. O único risco é que em vez de gritar “juiz ladrão!”, a torcida passe a acusar o sistema. Já imaginou um “FOI RÁQUER!” em coro vindo das arquibancadas? [BBC]

eec di
eec dfi SsfGjg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot