X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Finalmente descobriram como tirar o seu reflexo de fotos de janelas


Quantas vezes você não perdeu uma ótima foto porque uma janela entre você e o objeto fotografado refletiu o seu rosto? Até agora não existia uma maneira fácil de retirar o incidente na edição, mas pesquisadores no MIT, liderados por YiChang Shih, desenvolveram um algoritmo que pode automaticamente extrair e remover reflexos de uma imagem.

Tem um probleminha, no entanto. O algoritmo de Shih, desenvolvido enquanto ele completava seu PhD em ciências da computação no MIT, depende de que a janela produzindo o reflexo tenha duplo revestimento ou seja muito, muito grossa. E por que isso é importante? Uma janela de duplo revestimento acaba produzindo dois reflexos deslocados que o algoritmo de Shih usa para descobrir quais partes da imagem são reflexos indesejados, e, subsequentemente, aplicar correções para removê-las. A técnica funciona melhor em janelas grossas por causa da distância entre a superfície interna e externa do vidro, que produz dois reflexos desalinhados.

É claro que o algoritmo faz muito mais do que apenas buscar por dois reflexos. Ela também depende de uma técnica co-desenvolvida por Daniel Zoran e Yair Weiss, que decompõe uma imagem digital em pequeninos blocos de 8×8 pixels que ajudam a localizar quais pedaços são parte do reflexo.

A aplicação óbvia deste novo software de processamento de imagens é permitir que câmeras digitais eliminem de forma automática o reflexo de uma foto feita em frente a uma janela, ou dar a programas de edição de imagens, como o Photoshop, mais uma poderosa ferramenta para melhorar fotografias. Mas também já existem planos para aplicações de visão artificial que permitem que robôs olhem por janelas sem confundirem os reflexos com o que está do lado de fora.

[MIT]

O post Finalmente descobriram como tirar o seu reflexo de fotos de janelas apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eef CKjFYmk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo