X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Fórum apresenta os desafios para incubadoras de empresas


Evento promovido pelo Sebrae debate iniciativas para estimular a inovação, como a parceria público-privada

Palestrantes do Brasil e exterior apontaram o reduzido número de parcerias público-privadas e a falta de profissionalização na gestão de incubadoras de empresas como os maiores desafios para estimular a inovação. Eles participaram, nesta segunda-feira (14), do Fórum Sebrae de Inovação, em Recife (PE).

“Em todas as apresentações, vemos a importância do poder de financiamento do estado, seja pelo governo central ou local. São necessários fundos de investimento para viabilizar maiores práticas inovadoras”, afirmou Luis Afonso Bermúdez, conselheiro da Anprotec e moderador na discussão dos melhores casos da Europa. Foram apresentadas experiências bem-sucedidas na Irlanda, Bélgica e Holanda, em conceitos como spin off industrial, em que resultados de P&D de uma empresa podem inspirar o surgimento de novos negócios com foco específico e diferenciado.

O Fórum Sebrae de Inovação, que se encerra no fim da tarde desta quarta, apresenta as melhores práticas de incubação de empresas no Brasil e na Europa e integra a programação do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e da 30ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), que acontece até quinta-feira (17), no Porto Digital de Recife.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou a importância da inovacão nas ações da instituição. “O foco do trabalho do Sebrae continua sendo o de melhorar a gestão de pequenos negócios. Mas, nos últimos dez anos, cada vez mais verifica-se a necessidade de colocar a inovação no centro da agenda para estimular a diferenciação das empresas e torná-las mais competitivas”, disse.

O potencial das incubadoras, movimento iniciado no Brasil na década de 1980, é traduzido em números. As 384 incubadoras de empresas que existem no país são responsáveis por mais de 2,5 mil empreendimentos graduados, ou seja, que já saíram do ambiente de incubação e se estabeleceram no mercado. Eles faturam R$ 4,1 bilhões por ano e empregam quase 30 mil pessoas. As atuais 2.060 empresas incubadas tem faturamento de aproximadamente R$ 533 milhões e possuem mais de 16 mil postos de trabalho.

Dimas Fonseca, gestor da incubadora de empresas da Universidade de Vale do Sapucaí, de Pouso Alegre (MG), ressaltou a necessidade de discussões como as que foram promovidas no Fórum. “É interessante observar que os participantes de outros países falam das mesmas dificuldades. O que falta para impulsionar o movimento é a determinação e a criatividade do gestor, que precisa trabalhar em rede e realmente ter uma estratégia mais ampla, como um administrador de território”.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot