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Frente de caixa: Meios de pagamento x Descontos


Um dos diferenciais competitivos no pequeno varejo é oferecer as melhores formas de pagamento junto ao seu cliente e assim criar diferenciais de seus concorrentes.

Algumas das formas existentes são:

  • Dinheiro
  • Cheque
  • Cartão de Crédito
  • Cartão de Débito
  • DOC – Documento de Ordem de Crédito
  • TED – Transferência Eletrônica Disponível
  • Boleto Bancário
  • Transferência Bancária
  • Deposito Bancário

Estes meios básicos podem ser cruzados, ampliados ou modificados criando situações diferenciadas como, por exemplo, o parcelamento maior para cartões específicos ou pagamentos mistos com dinheiro e cartões de crédito. Vale ressaltar que pelo código de defesa do consumidor os pagamentos por cartões de crédito ou débito são considerados à vista.

Um dos pontos mais interessantes no mercado é o cruzamento de alguns meios de pagamento a um desconto específico. Podemos citar como exemplo o desconto de 5% no pagamento a vista em dinheiro. Apesar desta prática comum pelos lojistas, antes de decidir dar descontos, deve-se avaliar os custos financeiros destes descontos e a estratégia de posicionamento da empresa.

Podemos citar alguns exemplos de modelos de cruzamento de descontos e meios de pagamento :

  • Lojista que dá desconto fixo ou negociável em dinheiro, que é uma ótima situação para se capitalizar com rapidez reduzindo a demanda de capital de giro.
  • Lojistas que não dão desconto em nenhuma hipótese, mas oferta pagamentos em diversas parcelas. Neste caso o foco principal é a parcela caber no bolso do cliente e o custo da operação deve estar dentro do custo da mercadoria.
  • Lojistas que não dá desconto à vista, pois trabalham com produtos de baixo valor e a maioria dos clientes paga em dinheiro.
  • Lojistas que informam ofertas com descontos pré-estabelecidos dentro da loja independente da forma de pagamento.

O importante é que o gestor do negócio amplie as formas de pagamento de maneira a atender seu público alvo e avalie as possíveis regras de desconto para se manter competitivo e com um negócio saudável.

Abraços,

Maurício Camacho (por empresas que conseguem as melhores condições para seus  seus clientes)
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