X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Giz Debate: o que pode ser feito para o Brasil avançar na ciência e tecnologia


Nesta quarta-feira, o Gizmodo Brasil realizou um debate sobre tecnologia e inovação no Brasil em época de eleições. Em nosso bate-papo, discutimos os programas de governo dos presidenciáveis; apontamos o que é preciso fazer para massificar a internet no país; e apontamos os entraves para a inovação no país.

Convidamos Eduardo Parajo, membro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil); Francisco Brito Cruz, diretor vice-presidente do InternetLab, voltado para estudos relacionados a direito e tecnologia; e Lilian Ferreira, jornalista do UOL especializada em ciência. Leandro Beguoci, editor-chefe da F451, mediou o debate.

Promessas tímidas dos candidatos

O primeiro assunto discutido foram os planos de governo dos candidatos à presidência, que nós destrinchamos por aqui em uma série especial. Quanto a isso, Leandro nota que eles possuem muitas diferenças, porém uma grande semelhança: neles, as propostas para ciência e tecnologia são tímidas, sem muito horizonte de futuro.

>>> Veja as propostas de Dilma Rousseff para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Marina Silva para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Aécio Neves para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas do Pastor Everaldo para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Eduardo Jorge para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Luciana Genro para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Levy Fidelix para Ciência e Tecnologia

Em termos de propostas, todos dizem que tecnologia é importante, assim como a internet, “mas não entram em bola dividida”, diz Francisco. Como exemplo, ele cita a proteção aos dados pessoais, que precisa ser regulamentada após o Marco Civil da Internet: trata-se de um assunto bastante polêmico, que vai atingir empresas e o governo. Isso ficou de fora, assim como a reforma da lei de direitos autorais, discutida há anos. Para Francisco, os candidatos não quiseram se expor para não arriscar os votos.

Para Eduardo, ciência e tecnologia são essenciais, assim como a educação e outros temas. No entanto, “faltou um pouco de ousadia” nos planos de governo: eles não olham para o futuro e são muito resumidos, sem entrar em detalhes importantes.

Para Lilian, “além de serem tímidos, eles foram muito generalistas”. Por exemplo, diversos candidatos prometem universalizar a internet e a banda larga, mas sem citar como farão isso, nem de onde virão os recursos.

Além disso, segundo Lilian, poucos candidatos prometeram investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), essencial para o desenvolvimento da tecnologia. Ela aponta que Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) prometem investir 2% do PIB em P&D; hoje, estamos em apenas 1,2%.

Internet para todos

Uma das principais promessas dos candidatos é massificar o acesso à internet. Mas como fazer isso? Eduardo começa lembrando que a atividade de internet é baseada em serviços de telecomunicação. Por isso, o foco deve estar em expandir a infraestrutura, seja por cabeamento metálico, seja por fibra ótica.

Então o objetivo deve ser massificar as telecomunicações, levando-a para a casa de todos os brasileiros. Francisco nota que alguns municípios podem ser muito isolados para receber cabeamento, mas poderiam acessar a internet de outra forma – via satélite, por exemplo.

O backbone de fibra ótica é feito por empresas de telecomunicações, mas há dificuldades para expandir essa rede. Assim, para Eduardo, o importante é encontrar interessados para levar a rede de telecom a mais lugares – quer isso seja feito pelo Estado, com ajuda do governo, ou de forma independente.

Eduardo nota que, sim, o Brasil teve uma evolução notável na telefonia móvel. Isso é bom, mas não substitui as conexões físicas com maior capacidade (e velocidade), que continuam a ser um desafio.

Existem alguns projetos de municípios para oferecer Wi-Fi gratuito em locais públicos, mas Eduardo nota que muitas dessas iniciativas não deram certo, seja por falta de recursos, seja pela regulação da Anatel, que exige uma outorga para oferecer o serviço. Francisco lembra que projetos de município não podem ser realizados diretamente pelo governo federal, mas o presidente poderia oferecer incentivos, crédito ou verba para implementar projetos de massificação da internet nas cidades.

Para expandir o acesso à internet, a candidata Luciana Genro (PSOL) quer criar lan houses públicas por todo o Brasil. Francisco afirma que as lan houses foram importantes para uma geração, inclusive em periferias, porque não tinham internet em casa. Mas ele acredita que hoje, com a popularização do smartphone e barateamento dos PCs, um projeto como esses talvez não tenha o alcance desejado.

Empecilhos para a inovação

No início do debate, Lilian citou estatísticas bem preocupantes: em uma pesquisa nacional com milhares de empresas, apenas 5,78% disseram ter atividades de pesquisa e desenvolvimento. Há P&D intenso em universidades públicas, mas pouco em empresas – e assim fica difícil inovar.

Leandro nota que há uma lei de incentivo fiscal para empresas inovadoras em São Paulo, mas as empresas a desconhecem – nenhuma delas fez registro para abater do imposto suas atividades de P&D. Lilian ainda cita a Lei de Inovação, de 2004; e o Código de Tecnologia e Inovação.

Ou seja, as regras já estão aí, mas faltam ser aplicadas. E quando são, surge outro problema: a burocracia. Há muita papelada, muitas etapas, “e você consegue um ano de financiamento para um projeto de 5 anos”, diz Lilian. É preciso fazer novos requerimentos e torcer para que sua pesquisa possa continuar.

Lilian também cita entraves na alfândega como mais outro problema: cientistas têm dificuldades para importar material de pesquisa, porque ele fica na Receita Federal por semanas ou meses e corre o risco de estragar.

Além de tudo isso, ainda há outros obstáculos, comuns à maioria das empresas: como Leandro menciona, nem sempre é fácil obter crédito; abrir e fechar uma empresa é difícil; e você ainda precisa lidar com a carga – e a estrutura – tributária.

Por isso, Eduardo pede por uma desburocratização na ciência e tecnologia. Para ele, é preciso montar uma equação – envolvendo governo, empresas, e a sociedade em geral – para resolver esse problema, em vez de apostar só em atividades pontuais. “A dificuldade dos candidatos não é porque ninguém quer fazer isso”, diz Eduardo – é que a chave para resolver esse processo não é simples.

Mas nem tudo está perdido. Francisco cita algumas boas iniciativas, como o Criatec e o Startup Brasil, iniciativas-piloto para fomentar a inovação dentro das empresas.

Em breve colocaremos aqui o vídeo completo do Giz Debate. Aguarde!

Foto por Mayra Sartorato

O post Giz Debate: o que pode ser feito para o Brasil avançar na ciência e tecnologia apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

baacb FnQEgtnY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot