X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google desenvolve tecnologia que conta as calorias de alimentos a partir de fotos


Talvez aquela inundação de fotos de comida no Instagram comece a servir para alguma coisa: o Google desenvolve uma tecnologia artificial capaz de calcular as calorias presentes em fotografias de comida.

Chamada de Im2Calories, a tecnologia foi anunciada durante o Rework Deep Learning Summit, e pode acertar em até 80% o número de calorias presentes em um prato fotografado.

Kevin P. Murphy, pesquisador do Google, explica que a tecnologia analisa os pixels em profundidade e aplica “algoritmos sofisticados de sistema de aprendizagem profunda” para avaliar o tamanho e o formato da comida, e chegar a um valor aproximado de calorias contidas nela.

Uma demonstração feita durante a conferência reconheceu dois ovos, duas panquecas, três fatias de bacon e até mesmo os condimentos presentes em uma foto. E nem é preciso imagens em alta resolução para obter um valor aproximado das calorias: a qualidade das imagens do Instagram é o suficiente. Uma patente da tecnologia por trás do Im2Calories já foi registrada.

Usos

Murphy acredita que esta tecnologia pode ser útil para construir estatísticas a nível populacional: quais os pratos mais populares de determinada região de uma cidade, por exemplo.

Ele diz também que a tecnologia pode tornar mais simples o registro de calorias em um diário, além de impedir que alguém minta a quantidade de calorias consumidas em uma refeição, por exemplo — útil para quem faz Vigilantes do Peso, talvez?

Murphy explica que a tecnologia aprende com os próprios erros, diferenciando um ovo frito de um ovo pochê com o tempo. Os algoritmos, no entanto, ainda estão sendo pesquisados e não existe uma data definitiva para lançar um aplicativo com a tecnologia para o público.

A longo termo, Murphy acredita que a tecnologia do Im2Calories pode ir bem além das refeições. Ela pode chegar às ruas, localizando e contabilizando os carros presentes em uma rua e fazendo análise de trânsito, podendo até mesmo identificar os locais mais prováveis com vagas disponíveis para o usuário estacionar.

A tecnologia por trás do Im2Calories lembra a utilizada no Google Goggles, aplicativo que reconhecia objetos e figuras específicas em uma foto. Ele podia reconhecer, por exemplo, paisagens conhecidas, como a Ponte Golden Gate, ou pinturas de artistas famosos. O Google Goggles, infelizmente, não recebe atualizações há algum tempo e foi até mesmo descontinuado em dispositivos iOS. Você pode baixá-lo gratuitamente para Android. [9to5Google, The Guardian,  Pop Science, Cnet]

Foto de capa: Dave Meier/picography

O post Google desenvolve tecnologia que conta as calorias de alimentos a partir de fotos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

afceca HTwXjUKLfn

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot