X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

GUEST9: Meu norte é a Publicidade?


aab braintuite

aab eliasO GUEST9 apresenta toda semana um post desenvolvido por um leitor do B9. Um espaço para você falar sobre o que pensa, defender ideias e trazer novos pontos de vista para todos nós. Também quer escrever? Fique atento as chamadas no @brains9.

Elias Figueiroa é publicitário por vocação e formação, pós-graduado em criação publicitária e marketing de varejo. Redator em tudo o que faz, trabalhou no Brasil e no exterior. Campanhas veiculadas pelo mundo, mas o coração sempre em casa.

 

fb elias

Para alguns, esta é uma pergunta retórica. Para outros, uma pergunta incisiva, que reforça o sentimento de mudança. “Se existisse uma bússola de rumo profissional, para onde ela me levaria?” Sempre ouvi a lamúria de muitos colegas de profissão ao me confessarem o desejo de chutar o pau da barraca e pular fora. Neste circuito, vi muitos talentos desistirem da labuta. Muita gente que admiro pediu as contas.

Destes autoexilados, poucos saíram por reconhecer que ali não era o seu lugar, muitos foram motivados pela realidade da profissão. Ser publicitário num mercado que ainda não cresceu o suficiente para abraçar a todos é penoso. Sim, sei que vários profissionais acharam seu espaço, fizeram seu nome, são parte de uma agência grande e a vida segue. Mas para uma esmagadora maioria, a realidade é bem diferente. Afinal, ano após ano um exército de novos profissionais são lançados onde não há espaço para todos. Existe o conjunto dos que, apesar da certeza de estarem onde o coração quer, não foram abençoados por uma estabilidade empregatícia.

Demitidos, muitos perderam a chance de continuar fazendo o que amam. Neste cenário surgem aqueles que sabem seu norte, mas são obrigados a refazer a rota. Este exercício de recriar a vida quase sempre é uma oportunidade de responder um chamado, de descobrir que há muito além dos outdoors.

fb elias

No documentário Lemonade (2009), vemos relatos cativantes de publicitários que tomaram o rumo do prazer de viver ao descobrir que a demissão foi, ao contrário do que pensavam, uma dádiva. No site do filme você pode conferir mais histórias e, se for o caso, fazer o upload da sua. Ainda citando referências, o livro autobiográfico de Michael Gates Gill, nos apresenta, através de um linguagem simples, a história de um ex-publicitário que saiu do luxo para viver o prazer do cotidiano simples após perder o emprego numa das maiores agências do mundo.

Certo, eles foram demitidos. Mas e os que simplesmente não sabem? Os que descobriram que podem estar onde não gostariam? Ou seja, os que pensam no divórcio profissional. Neste caso, com o perdão do cliché, como num relacionamento amoroso, muitas vezes só descobrimos o que tínhamos ao perder. Na dúvida, o melhor é perder. É contraditório o conceito de perder para ganhar. É sim, mas funciona. Sei disso, pois vivenciei esta experiência. Se seu norte nunca nunca foi a publicidade, é a chance de ir atrás do seu futuro. Mas, se for, não adianta lutar. Pois você pode até sair da publicidade, mas a publicidade não sai de você. Se você, assim como eu, é apaixonado por esta profissão, mas está cansado de ser publicitário, esta frase fará todo sentido quando você der o primeiro passo para fora da agência.

Já o fiz, confesso, mas logo voltei.

Quem aqui não paquerou outro ofício ao comer pizza na agência enquanto o sarcástico relógio sonorizava a madrugada? Motivos é o que não faltam quando avaliamos as razões para sair desta vida. Entretanto, quando somos envoltos pelos motivos para ficar, sentimos que há motivos para lutar. E este prazer da redescoberta, é sensacional, é como um insight divino mostrando que estamos onde pertencemos. E o trabalho dos sonhos? Não duvido que exista, mas desconheço o emprego utópico. Independente da intangível concepção do “faço o que gosto”, estamos todos a mercê de fatores externos que quase sempre nos motivam a ficar ou sair: Um cliente que adora refações, um diretor que sabe menos que o seu cachorro, o ego do cara que senta ao seu lado, poucos fins de semana com a família, enfim, variáveis não faltam.

fb elias

Mas, aqui uma certeza: ninguém fará sua parte no que for preciso para melhorar sua vida profissional. Somos os principais responsáveis por esta mudança. Neste barco só há você. Se pular, quem rema? Se o seu norte for publicidade, reme, reme e reme como se não houvesse amanhã. Você pode não chegar ao emprego que sonhava, mas estará bem perto. Voltei. Sou publicitário. Hoje faço o que gosto embora viva momentos recheados de desprazeres. C’est la vie, com dizem.

Aprendi a valorizar meu espaço e a lidar com as “variáveis” inerentes à profissão. O importante mesmo é saber que a dúvida sobre “Quem sou eu?” faz parte de reflexões positivas, é um sinal de que amadurecemos e buscamos por melhorias. É importante evoluir, mudar e se adaptar, mesmo que seja para descobrir o óbvio. Acredite, só a mudança é permanente.

Nenhuma linha foi escrita baseada em um pesquisa ou estudo científico, mas em experiência pessoal oriunda da profissão. Não tenho a intenção de generalizar nem criar uma verdade, até porque, “sou coração, não cardiologista”. Este texto, amigos, não passa de uma tentativa de reflexão coletiva. cde icon smile

cde b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Posts relacionados:

  1. GUEST9: Como é trabalhar na propaganda do mundo real
  2. GUEST9: Aprendendo a escrever da direita pra esquerda
  3. GUEST9: Se quiser vender produtos, venda ideias

cde di
cde di

c FqeIAYqHY

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot