X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

GUEST9: Se quiser vender produtos, venda ideias


dcc braintuite

be guest cinthiaO GUEST9 apresenta toda semana um post desenvolvido por um leitor do B9. Um espaço para você falar sobre o que pensa, defender ideias e trazer novos pontos de vista para todos nós. Também quer escrever? Fique atento as chamadas no @brains9.

Cínthia Demaria é jornalista, especialista em imagens e culturas midiáticas. Trabalha como webwriter e analista de mídias digitais. Tem um blog sobre Jornalismo na web e outro sobre o papel das mídias de comunicação de massa na construção de mitos do rock.
Jornalista Web e Da Morte ao Mito.

 

De acordo com pesquisa do Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil, realizado pela eCMetrics em dezembro de 2010, o envolvimento das pessoas está ligado principalmente à elaboração, consumo e difusão de conteúdo nestes canais (tipologias ideais de usuários); metodologia esta que foi aplicada na classificação dos diversos perfis de usuários neste estudo.

É clichê, mas é verídico o fato de que a comunicação e a publicidade sofreram (e sofrem) constantes mutações após a chegada da internet. A democratização da informação traz a lúdica ideia para as empresas que vender nunca foi tão fácil e barato. Entretanto, quando se trata de uma escolha gratuita e voluntária do público, a criatividade de quem vende precisa gastar esforços em mais do que o simples fato de anunciar, mas o de servir o consumidor. O erro constante da maioria das empresas é achar que tem público fiel da sua marca e que por isso, basta anunciar preços que logo virão milhares de “energizadores” daquele produto. É fato que alguns desfrutam desse privilégio, mas na era da novidade instantânea, o poderio pode ser mais passageiro do que se imagina.

bce jornal

Segundo pesquisa americana do Pew Research Center, pela primeira vez a taxa de leitores e da publicidade online superou a mídia tradicional. O levantamento mostra que 46% da população dos Estados Unidos consome notícias pelo menos três vezes por semana pela internet. Os sites de notícias tiveram receitas publicitárias em 25,8 bilhões de dólares, enquanto revistas e jornais ficaram em 22,8 bilhões de dólares, com 3 bilhões de dólares adicionais no online, de acordo com o relatório do eMarketer. Segundo a mesma pesquisa, o objetivo agora é transformar essa verba de publicidade das buscas do Google em um valor informacional real. Isso significa que está cada vez mais emergente a migração de mídias tradicionais para web. Porém, devido à quantidade de informações, somente quem consegue prender a atenção dos leitores permanece na rede. Não há como um usuário ler dois jornais impressos ao mesmo tempo. Já no ambiente online, isso é possível.

Não existe fórmula mágica para ir além do que o seu produto pode oferecer. O consumidor compra a embalagem antes de experimentar o produto. Por que não “embrulhá-lo” na criatividade? Não se trata de tentar tirar leite da pedra ou reinventar a roda. É simples, muito simples. As ideias que mais se aproximam do cotidiano dos consumidores são as que mais vendem. Ver uma situação cotidiana em um cenário inusitado faz com que a mente do consumidor associe imediatamente o seu produto à resolução daquela situação.

bce zebonitinho

Os serviços de utilidade pública subjetivo aos anúncios sugerem a nova sacada do marketing. Não foi por um acaso que o jingle e o mascote ficaram para trás. “Ser bonitinho” é coisa do passado. A moda é ser útil e produzir conteúdo de qualidade, com caráter de novidade e interação. Os usuários são exigentes e querem mais do que uma publicidade escancarada, eles querem informação.

Não use a palavra interatividade apenas para se mostrar conectado. A criatividade vem justamente de quem a exige. Nada melhor do que ouvir o usuário para produzir conteúdos e campanhas que de fato vão ser do interesse de quem lê, ouve, assiste e agora participa. Não há fórmula para ser criativo. O bom profissional é aquele que enxerga oportunidades exatamente aonde ele deve enxergar: no seu consumidor. Afinal, se é pra ele que você quer vender, é a ele que você tem que ouvir.

O que as pessoas buscam na internet? Novidades, beibe! Manter uma comunicação no formato de “spam” só serve para criar repulsa em quem segue a sua empresa nas mídias sociais.

bce b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

bce di
d di

cb YND oFrNI

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot