X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] Novo Office 2013: enfim, melhorando


Alguém ainda realmente quer usar o Microsoft Office? Claro que não. É uma ferramenta de trabalho. É um utilitário. Mas ele precisa ter um jeitão de utilitário? Precisa ser tão frio, sem vida? Não — não mais. O novo Office é o melhor Office.

O Office 2013, liberado hoje como um “Consumer Preview” para o vindouro Windows 8, está em uma posição difícil. O Office tem sido meio ruim já tem algum tempo — pesado, carregado, encrustado de recursos e mal projetado. A tentativa da Microsoft de simplificar tudo com a interface Ribbon apenas confundiu mais as pessoas, espalhando a bagunça em novos locais em vez de juntar tudo. Isso não é bom para ninguém.

Mas as coisas estão mudando na Microsoft, certo? Sem alarde, a empresa tem feito softwares mais bonitos e modernos, radicalmente diferente de qualquer coisa feita no passado. Windows Phone! Windows 8! Metro! É tudo muito empolgante e prazeroso aos olhos, atributos que nunca usaríamos para descrever um processador de textos ou planilha eletrônica. Então como a Microsoft traz esse novo espírito de respeito aos pixels ao Office sem alienar a todos que o consideram uma ferramenta de trabalho e nada mais? As pessoas não gostam de ter suas rotinas molestadas — se você usa a mesma chave de fenda por 15 anos e de repente ela parece e se comporta de um jeito totalmente diferente, talvez você a jogue fora.

Assim, a Microsoft tomou uma rota sutil e esperta para tirar o Office do século XX. Ela percebeu que o usaremos em tablets e desktops — ou talvez até em desktops que aceitam toques na tela. Ela percebeu  que usaremos o novo Office junto com um menu Iniciar Metro totalmente novo. Ela percebeu que as pessoas têm uma certa tolerância à feiura — que nossos software do dia a dia no trabalho não deveria ter o mesmo efeito psicológico que uma lâmpada florescente.

Então, aqui está a nova tentativa de tornar o Office tolerável, mas mais que isso, de fazê-lo parte da renascença estética da Microsoft. Funciona? Mais ou menos.

O Office ainda é o Office, totalmente. O Word é uma ferramenta para escrever, o Excel é uma ferramenta para planilhas e o PowerPoint é uma ferramenta para entediar todo mundo com apresentações. Nenhum deles foi totalmente reformulado — você ainda estará em águas mornas e familiares quando abrir parte do Office — mas cada um deles foi pelo menos parcialmente redesenhado. Soa superficial porque é, mas cada app pelo menos lembra o Metro, embora não absorva as suas novas funcionalidades. Novamente, essa é provavelmente uma coisa boa que evitará que os usuários do Office tenham ideias suicidas, mas é um pouco decepcionante constatar a falta de imaginação aqui enquanto a mesma empresa esbanja audácia no resto do seu software. As admiráveis mentes que decidiram sobre o Windows 8 não estão presentes aqui.

Isso não impede o Office de ser a melhor versão que já usamos. Aquelas faixas da Ribbon horríveis estão menores e caixas de formatação podem ser totalmente ocultadas com um clique (ou toque!). Sim, toques. Com um sistema que habilita toques, você se verá não só capaz, mas querendo e empolgado pra tocar seu trabalho em conjunto com o mouse (ou só com os dedos), em grande parte graças a um botão de menu que alterna cada programa para um “modo de toques”, com pedaços da interface mais gordinhos e menus mais largos que ficam mais fáceis de acertar — embora o teclado virtual aparecendo toda hora seja ruim e, ironicamente, o menu que habilita o modo de toques seja bem pequeno e difícil de tocar.

Às vezes parece melhor deslizar pela tela. Às vezes ela é super funcional, como no caso do novo PowerPoint, onde você pode fazer o gesto de pinça para dar zoom na visão geral de slides, em vez de apertar as teclas de setas para chegar até onde você quiser. É uma pequena mudanças, mas pequenas mudanças como essa estão por toda parte. O Word torna o posicionamento de imagens no texto um deleite (tanto por toques quanto via mouse), o Excel está mais esperto, preenchendo sozinho células de formas novas e espertas e o PowerPoint faz o possível para mantê-lo longe da criação de pesadelos multimídia. Em vez disso, o novo PowerPoint foca em facilitar a navegação e narração dos seus slides, em vez de embelezá-lo com efeitos sonoros de laser e esmaecimentos.

Mesmo que você acabe usando o Office 15 em um desktop tradicional e jamais toque a tela, ele é ainda mais sutil e a melhor maneira de escrever um texto (e as outras atividades que o Office permite) em um PC. Sua interface foi mais aperfeiçoada do que jamais havia sido, ele está intimamente ligado ao SkyDrive (então seus trabalhos estarão sempre a salvo, automática e silenciosamente, para sempre) e os formatos de arquivo da Microsoft ainda são padrões universais. E se você usar o Office 2013 em trânsito, terá uma boa experiência com trabalho de verdade em um tablet — um feito raro.

Tudo isso é realmente inútil. Uma gigantesca parte de vocês usará o Office não importa o que aconteça, simplesmente porque vocês não têm escolha ou porque é apenas mais fácil do que tentar algo novo. Mas o lançamento de hoje funciona bem para essa parte, já que o cidadão obrigado ou indiferente acabará usando a melhor versão já vista da chave de fenda ideal para o ambiente de trabalho. Caso eles notem isso, é claro. [Office]

di
JELbGtYPIo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot